Amazônia Jazz Band celebra 30 anos com noite de clássicos do Jazz
O espetáculo homenageia os 30 anos da banda e o Dia Internacional do Jazz

Em comemoração ao seu 30⁰ aniversário, a Amazônia Jazz Band apresenta, na próxima quarta-feira (30), o concerto "Grandes clássicos do Jazz", às 19h, no Teatro Margarida Schivasappa, Centur. Os ingressos estarão disponíveis para venda na bilheteria do espaço.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia de Música Paraense (APM).
A noite coincide propositadamente com o Dia Internacional do Jazz, celebrado dia 30 de abril. Os ingressos custam R$ 2 e poderão ser retirados somente na bilheteria do teatro, no dia do concerto.
Com um repertório autêntico e sob regência do maestro Eduardo Lima, o público pode esperar uma noite emocionante. No total, dez composições serão ambientadas no Teatro Margarida Schivasappa.
O concerto inicia com arranjos de saxofone que dão vida à canção "In the mood", de Joe Garland. Em seguida, é a vez de "Moonlight Serenade", de Glenn Miller e Mitchell Parish; "Take Five", de Paul Desmond; entre outras melodias. A trilogia que encerra a noite é: "Wave", de Antônio Carlos Jobim; "Indauê Tupã", de Paulo André e Ruy Barata; e "Anthropology", composta por Dizzy Gillespie e Charles Parker.
Para o saxofonista Vinícius Ribeiro, integrar a banda é motivo de orgulho. Através da AJB, ele pode levar a música jazzística para um público diverso e acolhedor. "É gratificante sentir a vibração das pessoas na plateia. Tenho muito orgulho em fazer parte dessa banda que mantém tradições ancestrais e, ao mesmo tempo, contemporâneas que envolvem o Jazz e a música popular do Pará", pontua.
De acordo com o maestro Eduardo Lima, o concerto em alusão ao Dia Internacional do Jazz valoriza o gênero musical e seu propósito primordial: criar memórias e dialogar com o público através da música. "Tenho certeza que a plateia sentirá uma energia única neste espetáculo. Uma das características do Jazz é a Improvisação; E nesse show vamos mostrar o talento e habilidade dos nossos músicos apresentando grandes nomes do gênero", acrescenta o maestro.

Em 30 anos de história, a Amazônia Jazz Band faz parte da memória afetiva dos paraenses e do Norte do país, assumindo papel importante para a democratização da cultura em territórios e espaços culturais, afirma a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal. "Além de conduzir com habilidade e coesão o repertório internacional, a Amazônia Jazz Band é uma ferramenta de cultura fiel à região paraense, ambientando sucessos mundiais com arranjos da música paraense e brasileira. A trajetória da AJB é reconhecida por todo o país e no mundo. É um motivo de orgulho termos essa política pública que garante a valorização dos nossos artistas e estimula a participação do público nos teatros e centros culturais", conclui a gestora.
Serviço:
Amazônia Jazz Band apresenta "Grandes clássicos do Jazz"
Data: 30/04
Hora: 19h
Local: Teatro Margarida Schivasappa
Ingressos: R$2 (disponíveis somente na bilheteria do Teatro, no dia do concerto)
*Com informações da Academia Paraense de Música (APM)