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CAPACITAÇÃO

Professores da Creche Orlando Bitar aprendem a identificar crianças com déficit de desenvolvimento

Nesta fase inicial, 70 professores foram capacitados. A identificação ocorre por meio de aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal Rural da Amazônia

Por Ivana Barreto (SEDUC)
27/03/2025 15h37

Identificar crianças que tenham indícios de déficit no desenvolvimento infantil foi o objetivo da capacitação que professores do Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) Prof. Orlando Bitar, em Belém, realizaram na quarta-feira(26), como projeto-piloto elaborado por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). O evento ocorreu na Universidade, e além dos educadores reuniu técnicos e auxiliares do Centro de Referência.

Os 70 educadores da creche foram os primeiros a receber o treinamento, como teste para a conclusão da última etapa do Projeto Sistema Inteligente para Promoção do Desenvolvimento Infantil na Amazônia Paraense (SDIA), software desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Ufra capaz de rastrear crianças de 0 a 6 anos com dificuldades de desenvolvimento.

Capacitação reuniu 70 educadores da primeira unidade entregue pelo Programa Creches Por Todo o Pará

Na avaliação da professora Ana Bete, do pré-escolar, "é muito significativo este projeto para a educação infantil. É uma ferramenta que vem nos dar suporte e somar com o nosso trabalho, que já é desenvolvido em sala de aula com as crianças. Fiquei muito ansiosa para ver os resultados que serão alcançados. Essa ferramenta será importante para a educação infantil, de como ela poderá melhorar o acompanhamento e a promoção do desenvolvimento infantil, tendo uma base de dados que já são vivenciados em sala de aula”.

Professor Marcus Braga: 'dar a atenção necessária'

Inclusão - O coordenador do Projeto, professor Marcus Braga, ressaltou que o aplicativo visa alertar para que estas crianças sejam incluídas e tenham o acompanhamento adequado desde o início, sem prejudicar seu desenvolvimento.

“Temos diversos transtornos que podem ser, posteriormente, detectados, como autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). O objetivo não é diagnosticar, mas levantar um alerta, que provavelmente, com alta chance, essa criança pode ter algum tipo de transtorno que está levando a este atraso. E a partir da identificação dessas crianças, o poder público poderá entrar em ação, acolher e dar a atenção necessária. Ao final, queremos gerar um banco de dados que identifique onde estão essas crianças em potencial, para que sejam incluídas, bem como ter dados e indicadores que podem gerar novas políticas públicas”, acrescentou o professor.

Inteligência Artificial - O aplicativo sugere perguntas e respostas, recomendadas pelo Ministério da Saúde e por profissionais especializados na área, a partir da Inteligência Artificial, para auxiliar os educadores em entrevistas com crianças e pais, identificando características de déficit de desenvolvimento.

Durante a capacitação, os educadores receberam orientações sobre as temáticas do desenvolvimento infantil, legislação, carteira de vacinação, marcos do desenvolvimento infantil, introdução à Inteligência Artificial e funcionamento do aplicativo SDIA.

“A aplicação do teste nas crianças é a última etapa deste Projeto, onde o sistema inteligente desenvolvido agora será usado em 190 crianças da Crei Orlando Bitar. Após essa fase, e a partir do momento que for validado e ajustado, poderá ser adotado em maior escala nos municípios paraenses e até em outros Estados”, informou Marcus Braga.

A unidade escolar é a primeira a receber as ações do Projeto, que posteriormente será ampliado para as demais unidades, assim como as capacitações aos educadores da rede de ensino.