Última etapa das Provas do Enem finaliza com tranquilidade em toda a RMB
Belém, Ananindeua e Marituba não tiveram ocorrências policiais nos 202 locais de provas onde o Exame foi aplicado, neste domingo (7)
A segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada, neste domingo (7), nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, finalizou sem registros de ocorrências policiais nos 202 locais de provas onde o Exame foi aplicado. As ações desenvolvidas pela Operação “Enem 2025” para esta etapa envolveram mais de 600 agentes, coordenados e integrados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), garantiram maior segurança e tranquilidades aos candidatos.
O secretário-adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel PM Ed-Lin Anselmo, ressaltou o trabalho feito pelas equipes de segurança, que mais uma vez, desempenharam um papel fundamental para que tudo saísse dentro do planejado.
“Esse é um trabalho elaborado e planejado a meses, em conjunto com o Ministério da Justiça, para que todas as fases para a realização do certame sejam realizadas com êxito. Hoje, finalizamos mais um Enem no nosso estado, tendo concluído essa etapa nos municípios da Região Metropolitana de Belém, que teve o seu período alterado em razão da Cop 30. Nossas equipes estão mobilizadas desde muito cedo, neste domingo, para que tudo pudesse transcorrer dentro do que foi planejado, e sobretudo, garantido um certame tranquilo a todos os candidatos” disse o coronel PM Ed-Lin Anselmo.
Escolta reversa - A escolta dos malotes, nos 202 locais de aplicação de prova foi feita pela Polícia Militar em apoio aos Correios, a ação iniciou às 10h e foi concluída às 12h. Com a finalização da prova às 19h, a equipe já iniciou a escolta reversa das provas, que são encaminhadas às unidades centralizadoras, de onde serão enviadas ao Estado de São Paulo para correção. Até as 20h15, o percentual de provas coletadas na escolta era de 79,44%, com previsão de finalizar às 22h deste domingo.
Ocorrências - Conforme a coordenação da Segup, que alinha as informações repassadas pelas forças de segurança atuantes na operação, das 8h, quando iniciaram as atividades de monitoramento no CICC, às 19h, com a conclusão da prova, apenas um local de prova precisou de atendimento da equipe da concessionária de Energia elétrica. Nenhuma ocorrência policial foi registrada.
Durante o certame, a movimentação nos locais de provas contou com monitoramento das câmeras de segurança instaladas na Região Metropolitana de Belém, além dos totens de segurança pública. As imagens foram monitoradas a partir do Centro Integrado de Comando e Controle e do Centro Integrado de Operações (CIOp - 190).
As ações de segurança que envolvem as escoltas dos malotes de provas, monitoramento das câmeras de segurança no entorno dos locais de provas e vias de acesso, o ordenamento do fluxo de trânsito nas vias e o reforço do policiamento ostensivo nos locais, foram realizadas de forma integrada, por representantes da Segup, via Grupamentos Aéreo (Graesp) e Fluvial (GFlu) de Segurança Pública; Centro Integrado de Operações; polícias Civil, Militar e Científica; Departamento de Trânsito do Estado (Detran); Guardas Municipais e órgãos de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Correios, Exército, Equatorial (concessionária de energia elétrica) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o certame.
