Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E DIVERSÃO

Casa das artes promove roda de cinema sobre a obra do diretor brasileiro Cacá Diegues

Evento com entrada franca tem parceria com o Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) também vai debater os filmes Nosferatu e Anora

Por Helena Saria (FCP)
27/03/2025 12h33
Cena do filme Anora vencedor de cinco categorias do Oscar 2025
Cena do filme Anora vencedor de cinco categorias do Oscar 2025
Foto: Divulgação

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, promoverá na próxima segunda-feira, 31, mais uma edição da roda de cinema. Desta vez, o debate vai homenagear o diretor brasileiro Cacá Diegues (1940/2025).

Cacá foi roteirista, produtor, cineasta e um dos fundadores do movimento Cinema Novo. Com uma carreira que atravessou mais de cinco décadas, ele participou de diversos momentos marcantes da história do cinema brasileiro. O projeto mensal terá início às 18h30, de segunda-feira, com entrada franca.

Cacá Diegues é um dos grandes nomes do Cinema Novo, movimento que buscava uma abordagem realista e social no cinema brasileiro. Com filmes como "Bye Bye Brasil" (1979), "Xica da Silva" (1976) e "Deus é Brasileiro" (2003), o diretor consolidou sua marca ao mesclar crítica social, estética inovadora e elementos da cultura popular brasileira.

Nosferatu conta a história gótica de um vampiro aterrorizante obcecado por uma mulher enigmática
Nosferatu conta a história gótica de um vampiro aterrorizante obcecado por uma mulher enigmática
Foto: Divulgação

Durante a roda de conversa, serão debatidos temas recorrentes em sua filmografia, como a desigualdade, a religiosidade e a identidade nacional. Diegues faleceu no último dia 14 de fevereiro e sua obra merece ser destacada.

Debate sobre "Nosferatu" e "Anora". Após a análise da obra de Diegues, haverá um debate sobre dois filmes de estilos e gêneros distintos: "Nosferatu" de Robert Eggers  - um remake do filme homônimo do diretor alemão Friedrich Murnau, de 1922 - e "Anora", de Sean Baker, vencedor de cinco oscars na última edição, inclusive melhor, direção e roteiro original. Ambos foram exibidos no Cine Líbero Luxardo na sede da Fundação Cultural do Pará.

Em “Anora”, acompanhamos a jovem stripper Anora (Mikey Madison), que trabalha em uma boate no Brooklyn. Sua rotina vira de cabeça para baixo quando ela conhece o filho de um oligarca russo, iniciando um romance intenso e improvável. Por alguns dias, ela mergulha em um conto de fadas moderno – até que a realidade brutal de seus mundos colide, ameaçando destruir a fantasia.

Casa das Artes tem programações gratuitas na rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, no bairro de Nazaré, em Belém
Casa das Artes tem programações gratuitas na rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, no bairro de Nazaré, em Belém
Foto: Divulgação

Já em "Nosferatu" – remake indicado ao Oscar em quatro categorias: Melhor Fotografia, Direção de Arte, Figurino e Cabelo e Maquiagem – o filme reconta a história gótica de um vampiro aterrorizante obcecado por uma mulher enigmática. Ambientado na Alemanha do século XIX, a narrativa segue o rico e misterioso Conde Orlok, uma figura sinistra cuja presença espalha o medo por onde passa. 

Serviço:

Roda de Cinema em Homenagem a Carlos Diegues, com entrada gratuita

Quando: segunda-feira, 31, a partir 18h30

Onde: Casa das Artes  na rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, nº 236, no bairro de Nazaré, em Belém.