Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em Santarém, Semas participa de Fórum para impulsionar sociobioeconomia na Amazônia 

Por meio do programa Regulariza Pará, técnicos atenderam produtores para analisar e validar Cadastros Ambientais Rurais, porta de entrada para obtenção de créditos e benefícios

Por Gustavo Campos (SECOM)
26/03/2025 20h23
Técnicos analisaram CAR e orientaram produtores

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizou, nesta quarta-feira (26), em Santarém, no oeste do Pará, mais atendimentos de análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), por meio do programa Regulariza Pará. Desta vez, o serviço foi feito durante o Fórum AtivaCred Amazônia, que ocorreu nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município (STTR).

O evento é organizado pelo Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) e Banco do Brasil, contando com a participação de mais de 200 pessoas, entre produtores locais e representantes de diversas instituições. O principal objetivo foi impulsionar a sociobioeconomia - modelo econômico que valoriza a floresta e os saberes tradicionais - na região amazônica. 

“Acredito que é muito importante para o agricultor chegar a um espaço que reúne em um só lugar diversas instituições responsáveis pelo apoio e regularização da atividade rural, podendo assim, em um só espaço, receber atendimentos sobre CAR, CAF, assistência técnica, crédito rural e programa de pagamento por serviços ambientais. Com certeza muitos produtores sairão daqui com a situação resolvida ou pela menos muito bem encaminhada. A Semas já tem atuado com mutirões por todo o estado com o atendimento do CAR, já foram mais de 135 mutirões de regularização, sempre com apoio da Emater, dos municípios e outras instituições parceiras. É fundamental essa união que congrega esforços em benefício da agricultura familiar do estado do Pará”, destacou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.

Com informações, os técnicos da Semas atenderam os produtores rurais, verificaram as pendências e como solucioná-las para validar o CAR. O grande objetivo é regularizar as terras, para que cada produtor possa realizar a atividade econômica de forma segura e legal, além de garantir benefícios, como linhas de crédito para quem trabalha no campo. O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle e monitoramento.

Atendimento do CAR em Santarém

Foi para isso que a dona Maria Idenice Rabelo procurou o serviço, durante a programação. Ela trabalha na comunidade Boa Esperança e produz mandioca, macaxeira, verduras e outros alimentos. E saiu de lá com toda a orientação necessária para a regularização ambiental. “Minha necessidade é regulamentar todos os documentos para que eu possa ser reconhecida pela minha atividade. O atendimento foi ótimo, eu consegui resolver todos os meus problemas”, contou.

Além da regularização, os produtores também receberam atendimentos sobre o projeto Floresta + Amazônia, do governo federal, que é parceira da Semas e oferece incentivos financeiros a pequenos produtores rurais por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). As inscrições para o Floresta+ Amazônia estão abertas até o dia 30 de junho de 2025. Os interessados podem acessar o edital e obter mais informações pelo link.

Palestra, oficinas e serviços – A programação do Fórum também contou com a palestra do secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, abordando os avanços do Programa Regulariza Pará e a regularização ambiental do imóvel do agricultor familiar para obtenção do crédito rural.

Evento incentiva a sociobioeconomia

O evento teve a parceria de outras instituições do governo do estado, com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), que realizou atendimentos e assistência técnica ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), que participou do Fórum com uma oficina prática.

“Acreditamos que o fundamental é ativar o ecossistema desses negócios comunitários, com parcerias, serviços e soluções necessários para a boa saúde dessas cooperativas e acordos. Esse apoio e essa rede de conexão com o governo do Pará é indispensável para que a gente possa ter um território fortalecido”, afirmou o coordenador da rede de ativadores de crédito socioambiental do Conexsus, Renan Matias.