HRPM fortalece segurança do paciente com ações para colaboradores e usuários
Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) funciona em Breves no Marajó

As Metas de Segurança do Paciente foram desenvolvidas para minimizar riscos e garantir um atendimento mais seguro e eficiente nos serviços de saúde. Comprometido com a melhoria contínua da assistência e a otimização dos fluxos internos, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, na Ilha do Marajó, realizou neste mês uma programação especial voltada a colaboradores e usuários, reforçando a primeira meta estabelecida pela Joint Commission International (JCI) e adotada no Brasil pelo Ministério da Saúde (MS): a identificação correta dos pacientes.
A iniciativa, intitulada “3º Ciclo de Campanha de Segurança do Paciente”, promoveu diversas ações em diferentes setores e turnos ao longo do mês de março. A programação integra as estratégias de gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), responsável pela administração do HRPM em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), reforçando o compromisso com a segurança e a qualidade da assistência hospitalar.
Maria Iza Gonçalves, enfermeira do NQSP, explica que a identificação correta do paciente é a primeira meta internacional de segurança e o primeiro passo para assegurar que o paciente receba o tratamento adequado.

“As campanhas contribuem para a conscientização de todos sobre a importância da segurança do paciente e envolver as equipes, desde a área assistencial até outras áreas, como apoio e administração, na cultura de segurança. O objetivo das ações de segurança é evitar danos por falhas evitáveis, além de assegurar que o paciente receba o tratamento adequado, reduzir a ocorrência de incidentes, melhorar significativamente os resultados dos tratamentos, favorecendo mais segurança aos tratamentos e ao paciente”, pontuou.
Certificação - O HRPM é reconhecido nacionalmente pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) pela qualidade assistencial e a excelência em gestão, sendo certificado como nível 2, também conhecido como Acreditação Plena, superando em 80% os padrões de gestão integrada. A certificação reflete o compromisso da organização com a eficiência e integração nos serviços prestados à população, ao garantir padrões de qualidade com cuidado centrado no paciente, eficaz e seguro.

“Tanto o atendimento, como os profissionais do hospital são bons. Se comunicam bem e sou bem esclarecido sobre a minha condição. Me sinto seguro”, relatou o usuário Francildo Rodrigues Cardoso, de 46 anos e autônomo, que está em atendimento por suspeita de febre amarela.

Além dele, a usuária Maria Irailma Lima Ferreira, de 43 anos, avalia sua experiência no HRPM como ótima, enfatizando que os profissionais são muito atenciosos. “Aqui o hospital é ótimo, os médicos, enfermeiros e técnicos me transmitem segurança. Me sinto bem e muito segura”, finalizou a pescadora.
Entre colaboradores, prestadores de serviço, trabalhadores terceirizados e usuários, a ação alcançou 406 pessoas.
O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O Hospital Regional Público do Marajó fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.
Texto de Pedro Amorim