Escola Estadual realiza atividade em comemoração aos Dias da Floresta e da Água
A programação incluiu o plantio de mudas e a análise do pH da água, promovendo a conscientização ambiental e o engajamento dos estudantes com a preservação do meio ambiente.

Em celebração ao Dia Internacional das Florestas e ao Dia Mundial da Água, comemorados nos dias 21 e 22 de março, respectivamente, a Escola Estadual Aldebaro Cavalero de Macedo Klautau, em Belém, realizou uma programação especial com atividades voltadas à preservação ambiental. Entre as ações promovidas, destacaram-se o plantio de mudas e a análise do Potencial Hidrogeniônico (pH) da água, reforçando a importância desses temas para a conscientização e o cuidado com o meio ambiente.
A primeira atividade realizada consistiu no plantio de mudas de árvores frutíferas, medicinais e plantas ornamentais dentro da própria escola, com o objetivo de serem cuidadas pelos estudantes. Antes de iniciar o plantio, os professores ensinaram a teoria durante as aulas, explicando todas as etapas do desenvolvimento das plantas, para que, em seguida, os alunos pudessem colocar as mãos na terra.

Entre as mudas plantadas estavam Jabuticaba, Açaí, Caju, Jasmim, Espada de São Jorge, Babosa, Zínia, Graviola, Mangueira e Ipê. A estudante Isabela Saldanha, do 9º ano do Ensino Fundamental, contribuiu com uma muda de Jasmim. “Sempre gostei de ambientes decorados com flores e frutos. Hoje, trouxe um Jasmim, uma flor delicada que tem na minha casa e que eu queria muito ver aqui também, no ambiente escolar”, afirmou a estudante.

“É algo muito legal poder presenciar essa atividade, pois vivemos em uma realidade em que a poluição está aumentando. A forma como a escola traz essa conscientização aos alunos sobre a importância de preservar nossas florestas é muito bacana, especialmente de forma prática. Esse conhecimento eu levo para minha casa, e já temos um jardim com várias plantas. Até meu irmão de 7 anos já compreendeu a importância de zelar pela preservação”, compartilhou Leander Meireles, estudante também do 9º ano do Ensino Fundamental.
Segundo Luiz Otávio, professor de Química, que também ministra o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, a mensagem passada para os estudantes e para a sociedade é sobre a importância de preservar a natureza, da qual todos fazemos parte.

“Eu vejo que eles ficam muito motivados com esse tipo de ação, porque passam a refletir sobre a consciência ambiental na prática. Então, a partir do momento em que a gente sai da sala de aula, do quadro e parte para a ação interna, como no evento de hoje, isso fortalece o aprendizado. Então, é possível que eles identifiquem a importância do plantio adequado, a importância do solo, dos detalhes que são necessários para despertar essa consciência”, destacou o professor.
Dia da Água – Paralelamente à atividade de plantio, a gestão escolar também organizou uma apresentação sobre a análise do pH da água. Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de coletar amostras e mostrar os níveis de pH da água proveniente de diferentes marcas disponíveis no comércio e na cidade de forma geral.

“O que realmente me chamou a atenção neste trabalho foi que muitas pessoas pensam que, só porque a água vem de um certo lugar, de certa procedência, ela é melhor do que outra. Isso depende, porque a água muda o pH dela dependendo da superfície que ela toca. Então, muitas pessoas são enganadas por não saberem disso, e, como eu aprendi, já posso ensinar e passar essas informações para outras pessoas. Já em relação à programação de hoje, foi muito boa, e todas as escolas poderiam dar mais atenção, tanto à ciência quanto à química, duas áreas que gosto muito”, comenta Péricles Carvalho, estudante da 2ª série do Ensino Médio.
Os projetos que envolvem ações práticas são essenciais para o crescimento dos alunos, pois os ajudam a aprender de forma mais significativa e aplicável ao seu dia a dia.
"É uma grande oportunidade para eles, para que possam se desenvolver pedagogicamente, para que possam crescer e aprender mais os conteúdos. Estando envolvidos nesses projetos, com ações na prática, com certeza eles vão aprender muito mais rápido, vão aprender mais e poderão usar essas aprendizagens na sua vida. Eles gostam muito dessas ações de projetos. Com certeza, elas atraem muito o aluno, muito mais do que a sala de aula comum, pois eles se sentem úteis, valorizados, sendo capazes de produzir, de criar e de inovar", disse Rosiana Garcia, gestora da unidade escolar.

Política de Educação Ambiental – Idealizada pela Seduc, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima promove a preservação e a coexistência ambiental por meio da educação, principal agente de transformação social. A iniciativa integra as ações do Governo do Estado desenvolvidas para a proteção da Floresta Amazônica, que servirá de referência para o mundo em 2025 ao sediar a COP 30. Com as ações da Política de Educação, o Estado amplia sua atuação e reforça a importância dos jovens e da educação na manutenção do meio ambiente.
Desde o primeiro dia letivo de 2024, todos os estudantes da rede estadual de ensino contam com o componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima de forma obrigatória para todas as etapas de ensino, ou seja, desde o 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio.