Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA

ParáPaz promove inclusão e proteção para a infância no Pará

Além das brincadeiras, a Fundação ParáPaz também acolhe e protege crianças vítimas de violência no Pará.

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
21/03/2025 16h05
Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Infância, celebrado nesta sexta-feira (21), reforça a importância de garantir às crianças um desenvolvimento saudável, com direitos assegurados e acesso a oportunidades. No Brasil, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até 12 anos incompletos.

No Pará, a Fundação ParáPaz é fundamental na proteção e cuidado, com a realização de ações que vão além da assistência, com a oferta de acolhimento, lazer e educação para milhares de meninos e meninas.

Esporte, lazer e socialização 

Por meio do projeto "Espaços Abertos", o espaço promove atividades esportivas e recreativas a diferentes comunidades, por meio de ações itinerantes. As programações incluem pintura de desenho, pintura facial, brincadeiras, jogos de tabuleiro e até mesmo a entrega de brinquedos novos. Segundo Carlos Valente, educador físico e coordenador do projeto, o objetivo é proporcionar experiências positivas e garantir um ambiente seguro para elas brincarem e crescerem. 

Carlos Valente
Carlos Valente
Foto: Divulgação

"As atividades impactam positivamente o desenvolvimento infantil, aprimorando aprendizado e habilidades, estimulando socialização e respeito mútuo e ainda desenvolvendo o senso crítico e de coletividade", destaca Carlos.

Na Unidade Integrada de Inclusão Social Esportiva e Recreativa, no bairro do Jurunas, em Belém, o futebol é uma paixão que une crianças e adolescentes. Com aulas regulares e acompanhamento profissional, os alunos desenvolvem não só habilidades esportivas, mas também valores, respeito e dedicação. Atualmente, mais de 100 alunos, entre crianças e adolescentes, participam gratuitamente dos treinamentos. 

Além disso, a Unidade de Inclusão ParáPaz em Mocajuba, nordeste paraense, e as Usinas da Paz, também são meios importantes de inclusão, onde a Fundação ParáPaz promove atividades esportivas, recreativas e culturais, garantindo o acesso a espaços de lazer e aprendizado em diferentes regiões do Pará.

Foto: Divulgação

Acolhimento e proteção 

Além das recreações, a Fundação ParáPaz também desempenha um papel fundamental no acolhimento de crianças vítimas de violência. Unidades especializadas e integradas à Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e ao Adolescente (Deaca) oferecem um ambiente seguro em Belém e em mais treze municípios, onde cada criança recebe apoio psicológico, social e jurídico.

Foto: Divulgação

A proteção da infância é um dever compartilhado entre a família, o Estado e a sociedade. O ECA estabelece que crianças e adolescentes devem ser protegidos contra qualquer forma de negligência, exploração e violência, incluindo a violência sexual, como reforçou Angélica Guerreiro, assistente social que atua no Centro Integrado ParáPaz, na Santa Casa, espaço especializado no acolhimento de crianças em situação de violência sexual.

Foto: Divulgação

"A melhor forma de prevenir a violência sexual contra crianças é através da informação. Desde cedo, é importante ensinar que o corpo tem limites e nenhum adulto pode tocar de forma inadequada. Se algo acontecer, a criança precisa saber que pode contar com um adulto de confiança e nunca ter medo de falar", explica Angélica.

Foto: Divulgação

A Fundação ParáPaz investe em ações educativas para conscientizar as famílias e a população sobre a importância da proteção infantil. Campanhas informativas, palestras, capacitações e materiais educativos ajudam a fortalecer essa rede de cuidado. 

Alberto Teixeira, presidente da Fundação ParáPaz, destaca que a missão do órgão é garantir que cada criança tenha oportunidades para crescer em um ambiente seguro, com acesso a lazer, educação e proteção.

"Sabemos que, para garantir um desenvolvimento saudável, precisamos investir em políticas públicas que ofereçam não apenas proteção, mas também inclusão e oportunidades. Cada ação da ParáPaz reflete esse propósito, seja no acolhimento, no lazer ou no incentivo ao esporte", ressalta o gestor.