Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Sedap intensificará as ações de pesca e aquicultura em abril com a realização de eventos

A tradicional Feira do Pescado ocorrerá nos dias 16 e 17 de abril e logo em seguida, de 23 a 25, a secretaria participa da segunda edição do IFC Amazônia. A Sedap manterá, também, a entrega de kits de análise de água às prefeituras

Por Rose Barbosa (SEDAP)
21/03/2025 14h33
Sedap trabalha intensamente para preparar mais uma edição da Feira do Pescado na Semana Santa
Sedap trabalha intensamente para preparar mais uma edição da Feira do Pescado na Semana Santa
Foto: David Alves/Agência Pará

O próximo mês será de intensas atividades aquícolas e de pesca no Pará realizadas pelo Governo do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) promoverá a tradicional Feira do Pescado e também apoiará a realização da segunda edição do IFC Amazônia (International Fish Congress & Fish Expo Amazônia Amazônia). Simultaneamente, a instituição manterá o cronograma de entrega dos kits de análises de água aos municípios de diferentes regiões de integração do estado. A Sedap já repassou mais de 100 ferramentas de monitoramento às prefeituras locais.

As programações estão sendo organizadas pela Diretoria de Pesca e Coordenadoria de Desenvolvimento da Aquicultura (CDAQ) da secretaria. Serão voltadas, sobretudo, ao consumidor e aos interessados pelo segmento de pesca e aquicultura. A Feira do Pescado 2025 ocorrerá nos dias 16 e 17 de abril e terá a adesão de mais de 50 municípios, como ocorreu em anos anteriores. O IFC Amazônia será realizado em seguida, no período de 23 a 25 de abril, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.

O caranguejo estará entre os produtos ofertados na tradicional Feira do Pescado
O caranguejo estará entre os produtos ofertados na tradicional Feira do Pescado
Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará

Tradição - Os preparativos para a tradicional programação da Semana Santa já iniciaram, segundo informou o coordenador de aquicultura da Sedap, engenheiro de pesca Alan Pragana. Desde fevereiro já estão sendo realizadas reuniões com prefeitos e representantes dos municípios. A secretaria já está recebendo os insumos necessários para a realização do evento, conforme garantiu Pragana. 

“A Feira do Pescado já está na sua 23ª edição e cada vez crescendo mais. Começou timidamente, apenas na Região Metropolitana de Belém e atualmente atinge todas as regiões de integração do Pará. É o maior evento do calendário agrícola do Estado, pois é o único que ocorre simultaneamente em mais de 50 municípios”, enfatizou o coordenador.

No último dia 11 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), já como parte das ações para a Semana Santa, o decreto promulgado pelo Governo do Estado que restringe a saída do pescado in natura, com a finalidade de garantir o abastecimento aos consumidores paraenses.

“O pescado pode sair do Estado do Pará, desde que tenha passado por algum beneficiamento e consequentemente tenha o selo de inspeção; isso visa que não haja o desabastecimento”, explicou Alan Pragana. 

IFC Amazônia terá uma feira de tecnologia, realização de congresso e uma vasta programação ao público
IFC Amazônia terá uma feira de tecnologia, realização de congresso e uma vasta programação ao público
Foto: Divulgação

IFC - Pelo menos 5 mil visitantes deverão passar pelo Hangar para participar do IFC Amazônia, que terá uma vasta programação que inclui, entre outras, feira de tecnologia, palestras,  capacitações, feira de negócios e um congresso de engenharia de pesca. As inscrições ao evento são gratuitas e podem ser feitas por meio deste endereço

“No mês de abril as atividades se intensificam no setor da pesca e aquicultura; primeiro por conta da Semana Santa, que de acordo com o calendário cristão, recomenda o consumo de pescado; também porque este ano haverá a segunda edição do IFC e a secretaria está no ritmo mais intenso que o normal. Qualquer interessado pode participar do IFC com inscrições gratuitas”, informou Alan Pragana. 

Chefe de gabinete da Sedap, Mateus Castelo Branco, entrega o kit de monitoramento de água ao representante de São João do Araguaia
Chefe de gabinete da Sedap, Mateus Castelo Branco, entrega o kit de monitoramento de água ao representante de São João do Araguaia
Foto: Divulgação

Análise – Paralelamente aos preparativos às programações de abril, a Sedap, através da Coordenadoria de Aquicultura, realiza a entrega de kits de análise de água. Nesta sexta-feira (21) dois municípios receberam o equipamento: São João do Araguaia (Região de Integração do Guamá) e Mãe do Rio (Região de Integração do Rio Capim). 

“Nós já entregamos mais de 100 kits. Há prefeituras que receberam mais de um por ter uma produção aquícola maior e demandaram mais de uma unidade; continuamos fazendo essa entrega, que está se intensificando este ano porque entraram novos gestores municipais. Com esse repasse estamos fomentando a aquicultura no Pará”, avaliou o coordenador.

Para Érica Vieira, secretária de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico de Mãe do Rio, que recebeu três kits da Sedap, o apoio da secretaria é importante ao município, que atende 400 famílias inseridas no projeto “Criar para Desenvolver”.

A equipe da Sedap repassa o kit de análise de água à secretária de Agricultura de Mãe do Rio como parte das ações de fomento aquícola no estado
A equipe da Sedap repassa o kit de análise de água à secretária de Agricultura de Mãe do Rio como parte das ações de fomento aquícola no estado
Foto: Mateus Costa/ Ascom Sedap

O município, como o próprio nome faz alusão, é rodeado de igarapés onde é desenvolvida a piscicultura urbana, que tem a tabatinga, o piau e a tilápia como as principais espécies cultivadas. 

“Esse apoio da Sedap é muito importante. Os kits nos ajudam bastante; ano passado recebemos redes de pesca que emprestamos às cooperativas e associações do município e aos piscicultores em geral que queiram fazer o manejo em suas propriedades”, observou. 

Mãe do Rio será um dos municípios que farão parte da Feira do Pescado deste ano. Segundo adiantou a secretária de Agricultura, mais de 70 produtores participarão da programação, que ocorrerá no mercado e na feira do município.