Estudantes estaduais são finalistas na 23ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
Com foco na inovação e sustentabilidade, os projetos vão disputar a fase decisiva da Febrace entre os dias 24 e 28 de março em São Paulo (SP)

Dois projetos de escolas da rede estadual paraense estão entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2025). O programa estimula a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Os estudantes selecionados vão estar na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 24 e 28 de março, para disputar a fase decisiva da Feira.
Com foco na inovação e sustentabilidade, os projetos selecionados são: “Observando a Lua no céu Amazônico pela perspectiva das Observações Astronômicas de Galileu Galilei”, de estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Fernando Henrique, em Monte Alegre; e “Reaproveitamento da água de ar-condicionado na irrigação de hortas domésticas”, de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Lemos, em Santa Izabel do Pará.
“Um dos objetivos do projeto ‘Observando a Lua no céu Amazônico pela perspectiva das Observações Astronômicas de Galileu Galilei’ é proporcionar aos estudantes o contato com a construção histórica do conhecimento científico, podendo reconstruir os passos dados por grandes cientistas como Galileu, mostrando que com poucos recursos eles podem construir grandes coisas”, explicou o professor e orientador do projeto, Gênerson Luiz Cardoso, da Escola Estadual Presidente Fernando Henrique, localizada em Monte Alegre, na Região de Integração do Baixo Amazonas.
Ainda de acordo com o educador, o projeto surgiu dentro da componente “Iniciação Científica” em 2024. “Após uma aula de física, um dos estudantes, o Alexandre, teve contato com a biografia de Galileu e despertou o interesse em reproduzir uma luneta como a de Galileu e realizar as mesmas observações, o objetivo dele era descobrir se as condições de observação, os desenhos de Galileu, e as posições da Lua seriam as mesmas".
"Esse trabalho recebeu a premiação de 1º lugar na categoria de Ciências Exatas na maior feira do Baixo Amazonas - FECITBA 2024. A estudante Manuela conheceu o trabalho e, como ela já chegou na escola com essa afinidade em astronomia e também é uma excelente desenhista, despertou esse interesse pelo projeto e também realizou as mesmas etapas de construção. Esse foi um fator fundamental na hora de comparar os desenhos dos dois como autores e com os desenhos históricos de Galileu”, contou o professor Gênerson.
A luneta desenvolvida pelos estudantes foi construída com materiais de baixo custo, uma lente de óculos, tubos de canos de PVC e uma lente de microscópio antigo encontrada em um depósito da escola.
Para o estudante Alexandre Augusto, da 2ª série do Ensino Médio, as expectativas são altas para a Febrace. “A minha expectativa para a Feira é a melhor possível porque é uma forma de aprendizado, é uma experiência nova e, também, a possibilidade de voltar com o prêmio é algo que a gente está esperando”, disse.
Febrace - A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
Desde 2003, a Febrace realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.
Todos os anos a Febrace mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A Febrace tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.