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Escola Brasil Novo aprimora ensino com Programa 'Dinheiro na Escola Paraense'

Gestão escolar adquiriu equipamentos como televisores, ventiladores, notebook, computador, e, também, armários, geladeira, mesas, cadeiras e até caixa de som

Por Bianca Rodrigues (SEDUC)
14/03/2025 10h40

A recém-entregue Escola Estadual Brasil Novo, no município de Brasil Novo, Região do Xingu, foi totalmente reconstruída pelo Governo do Estado e recebeu recursos do Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), o que deixou a unidade ainda mais moderna. O programa garante melhorias na infraestrutura, equipamentos pedagógicos e tecnológicos, climatização, manutenção contínua e alimentação escolar, assegurando qualificação para o processo de ensino-aprendizagem.

A partir do Prodep, a gestão escolar adquiriu diversos itens, como televisores, ventiladores, armários, geladeira, mesas, cadeiras, caixa de som, notebook, computador, entre outros. Em 2023, a unidade escolar recebeu R$ 96.983,90, enquanto em 2024 o valor repassado foi de R$ 139.039,82.

Geladeira e outros itens comprados com recurso do Prodep

Jorge Bernardo, diretor da unidade, destaca: “os recursos do Prodep foram essenciais para a melhoria da unidade escolar. Não é à toa que esta escola conquistou 4.6 no IDEB, um dos melhores IDEBs, na verdade a escola que uma das escolas estaduais que mais cresceu no IDEB em 2023, isso porque nós investimos pesado no pedagógico, utilizamos esses recursos para comprar equipamentos, comprar materiais pedagógicos para avançar no dia a dia da escola e melhorar o trabalho dos professores".

"Com recursos nós não precisamos recorrer a Seduc, porque nós temos o dinheiro para resolver as pendências. Então essa descentralização foi uma ação fundamental do Governo do Pará para melhorar a educação”, acrescenta Jorge Bernardo. 

A professora de Língua Portuguesa, Márcia Rodrigues, observa que "os recursos ajudaram a melhorar o meu trabalho em sala de aula porque pude adquirir diversos recursos pedagógicos. Com esses recursos, as aulas se tornaram mais dinâmicas e os alunos demonstraram maior interesse e participação".

"A abundância de recursos pedagógicos adquiridos para uso diário permitiu que eu explorasse diferentes abordagens para o ensino dos conceitos da Língua Portuguesa. Agradeço a oportunidade de utilizar os recursos do Prodep, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do meu trabalho e para o aprendizado dos meus alunos”, complementou a professora Márcia Rodrigues.

Escola Estadual Brasil Novo, no município de Brasil Novo, Região do Xingu, investe em novos equipamentos

Já para John Charles Silva, professor da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, aponta que o benefício ajuda a superar os desafios do ensino-aprendizagem na unidade escolar. 

“Observo o contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Brasil Novo, com inúmeros desafios e superação, relacionados aos pressupostos do processo de ensino-aprendizagem. A educação é um processo dinâmico, exige do professor o domínio dos conteúdos e a capacidade de envolver os estudantes de forma crítica, reflexiva e contextualizada. Para que ocorra esse processo dinâmico, é fundamental a aplicação de metodologias que favoreçam a construção do conhecimento de maneira significativa para os estudantes. Nesse sentido, o Programa muito tem contribuído para o desenvolvimento eficaz relacionadas às demandas do ensino em sala de aula. Dessa forma a aquisição de materiais didáticos integram novas tecnologias didáticas no processo de ensino que potencializam nossas aulas para torná-las mais interativas. São bens materiais que ampliam as possibilidades de nossos jovens-adolescentes de terem maior acesso ao conhecimento e que desenvolvem habilidades essenciais para o mundo contemporâneo”, afirma o professor. 

Mais sobre o Prodep - É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seduc, que potencializa e concede autonomia para o desenvolvimento de ações nas escolas. Com o programa, a gestão escolar, na figura do diretor(a) e em parceria ativa com o Conselho Escolar, terá maior autonomia e protagonismo para investimentos.

O repasse dos valores relativos ao Programa está condicionado à entrega do Plano de Aplicação Financeira (PAF), que deverá ser elaborado, após escuta da comunidade escolar, pelas unidades executoras (Conselhos Escolares) vinculadas às escolas da rede pública estadual.