Professores de Matemática e Língua Portuguesa participam de aperfeiçoamento
Promovida pela Seduc, a formação atendeu professores do 5º ano, da rede pública estadual, e foi transmitida pela plataforma IPTV

Em continuação ao planejamento para garantir ensino de qualidade na rede pública estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu uma ação de aperfeiçoamento a professores de Língua Portuguesa e Matemática do 5° ano, na tarde desta quarta-feira (12), no auditório da Secretaria, em Belém. A atividade também foi transmitida pela plataforma IPTV, garantindo a participação dos demais professores do Estado.
Júlio Meireles, secretário-adjunto de Educação Básica, ressaltou a importância das formações para aumentar os resultados no ensino público e apresentar os materiais didáticos produzidos pelos próprios professores, que dão suporte ao aprendizado dos alunos.

“Estamos dando prosseguimento aos planejamentos estratégicos para 2025. É um ano de Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), e que tem Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Hoje, foi a vez dos professores do 5º ano, de educação geral, que são os pedagogos, de Língua Portuguesa e Matemática. Esse é o momento para engajá-los, e mostrar que eles são os grandes protagonistas do ensino e aprendizagem, apresentar os materiais didáticos inovadores construídos pela rede, feitos pelos nossos profissionais de educação, falar dos outros materiais, como o 'Prepara', o caderno de atividades complementares, todo o material e suporte que eles nunca tiveram antes para que possam, a partir daí, olhar para a realidade de cada escola e cada aluno, e fazer a melhor usabilidade possível. É uma oportunidade também para que possamos ouvi-los, saber quais os desafios, e fazermos um excelente ano e ter um resultado do Saeb bem melhor que em 2023", disse Júlio Meireles.
Estratégias - “Cenário e estratégias para melhoria da aprendizagem” foi o tema principal do encontro, escolhido para permitir que os professores adotem estratégias específicas à sua realidade, e assim possam contribuir para o crescimento da qualidade do ensino. Os educadores também conheceram mais sobre os cadernos de apoio e descritores prioritários da Língua Portuguesa e Matemática do 5° ano e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A professora de Língua Portuguesa Helena Maria Silva, que está iniciando a carreira, considera a formação essencial para conhecer os métodos utilizados na rede de ensino. “Foi essencial para conhecer mais sobre todo esse trabalho que vou desenvolver com o 5° ano, uma vez que esses alunos são oriundos da pandemia, e que este ano irão fazer o Saeb. É uma oportunidade e um desafio como professora. Preciso saber qual é a melhor forma de trabalhar com essas crianças e descritores. E esse momento é gratificante, e a explicação que o secretário Júlio deu foi formidável. Consegui entender todas as estratégias”, afirmou.

“Esse encontro é essencial para termos acesso aos dados dos descritores que precisamos ter mais atenção, para que possamos ter uma performance melhor neste ano em relação ao Saeb. Esse momento é muito importante para que todos passam estar alinhados. Ter esses encontros é fundamental para as informações e esclarecimentos”, destacou o professor Bruno Gibson, professor de Língua Portuguesa.
Esta é a quinta formação que a Seduc promove aos professore. Já participaram os do 5º ano, mais especificamente do reforço escolar; Matemática e Língua Portuguesa do 9º ano; da 3ª série e professores que atuam nos programas de correção de fluxo, fortalecendo o compromisso da Seduc em proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional aos educadores, aumentando a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos.
Resultado histórico - As ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria de Educação visam aumentar a qualidade do ensino no Estado, e assim obter os melhores resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2023, o Pará deu um salto do 26° lugar para a 6ª colocação no ranking nacional.
O resultado histórico, divulgado no ano passado, é fruto dos investimentos que o governo do Estado vem realizando na educação, implantando projetos, melhorando os salários dos professores, inserindo novos componentes curriculares, construindo e reestruturando unidades de ensino. Desde 2019, já são mais de 160 escolas entregues à comunidade.
O Ideb é avaliado por meio de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica, aplicadas a cada dois anos para alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, de todas as escolas das redes estadual e municipal, visando obter um diagnóstico da educação básica no Brasil. A prova é composta por questões da Língua Portuguesa e Matemática, além dos questionários específicos sobre assuntos sociais e pessoais.