Sespa ressalta a importância da alimentação saudável e da hidratação durante o Carnaval
Foliões devem consumir alimentos naturais, evitar frituras e beber bastante água

Para quem pretende brincar o Carnaval, este ano, não basta ter disposição e uma fantasia legal, é muito importante consumir alimentos saudáveis e manter o corpo bem hidratado. Essa é a orientação da Coordenação Estadual de Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Segundo a nutricionista Thais Granado, os foliões devem priorizar uma alimentação equilibrada, para garantir energia e hidratação ao longo dos dias de festa. “As refeições ricas em carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras de boa qualidade ajudam a manter a disposição”, afirmou.
“Além disso, é fundamental não pular refeições e evitar longos períodos em jejum para minimizar o risco de fraqueza e desidratação”, acrescentou a nutricionista.
Como alimentos e bebidas ideais para manter a energia e a hidratação, Thais Granado recomenda o consumo de frutas, como banana, melancia, laranja e manga, assim como grãos, sementes e oleaginosas. “Sanduíches naturais também são práticos e ajudam na reposição energética”, observou.
Apesar da tentação, Thais Granado alertou que é importante evitar frituras, fast foods e alimentos ultraprocessados, porque podem causar desconforto digestivo e prejudicar o desempenho físico.
“Já a hidratação pode ser mantida com água, água de coco e sucos naturais, que ajudam na reposição de líquidos e eletrólitos perdidos pelo suor, especialmente considerando o calor intenso do Pará”, disse.

De acordo com a nutricionista, “bebidas alcoólicas também devem ser evitadas e energéticos devem ser ingeridos com moderação, pois podem aumentar a desidratação e causar queda na pressão arterial”.
Ela explicou que o álcool desidrata o corpo e pode sobrecarregar o fígado, por isso é recomendado evitar o seu consumo. Porém, se for consumido, é importante intercalar com água, evitar exageros e não ingerir bebidas alcoólicas de estômago vazio. “Também devemos evitar misturas com energéticos para prevenir picos de pressão e arritmias cardíacas”, ressaltou Thais Granado.
Planejamento - Para que o folião consiga fazer tudo isso, a nutricionista Thayane Raiol, que é residente e está em cenário de prática na Coordenação Estadual de Nutrição, disse que o ideal é planejar tudo com antecedência e levar pequenos lanches na bolsa, priorizando opções naturais e leves. “Além disso, sempre que possível, optar por refeições completas antes de sair para a folia, garantindo uma boa fonte de diversos nutrientes que são essenciais para nosso organismo”, explicou.