Hospital de Clínicas forma 56 novos especialistas e reforça a saúde pública no Pará
Cerimônia de formatura celebra a trajetória de médicos e multiprofissionais que agora levam sua expertise ao SUS, fortalecendo a assistência na região Norte.

A noite desta quinta-feira (27) foi marcada por emoção e celebração no Teatro Margarida Schivasappa, no Centro Cultural do Pará (Centur), em Belém. A solenidade de formatura das residências médica e multiprofissional do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) reuniu 29 médicos e 27 profissionais da área multiprofissional, iniciando uma nova etapa na trajetória desses especialistas. Referência em Cardiologia, Nefrologia e Psiquiatria, o HC reafirmou seu protagonismo na formação de profissionais que fortalecerão o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde pública na região Norte.

Para a diretora de Ensino e Pesquisa do HC, Sônia Pinto, a cerimônia representa um marco na história do hospital. "Este evento é significativo porque integra a formatura da 21ª turma da Residência Médica da Fundação e da 12ª turma da Residência Multiprofissional, realizada em parceria com a UEPA. É um momento de celebração e consolidação do nosso compromisso com a capacitação de profissionais para o SUS. Além disso, reforça a importância do hospital como referência na região Norte, especialmente nas áreas de nefrologia, saúde mental e cardiologia", destacou.
Sônia também ressaltou o papel fundamental dos supervisores e preceptores na formação dos residentes e celebrou a premiação dos melhores trabalhos acadêmicos da turma de 2025.

Reconhecimento e novas conquistas
Para os formandos, a noite representou a realização de um sonho e o início de uma nova etapa profissional. O médico residente em cirurgia geral, Charles Castro, destacou a importância da residência médica em sua formação.

“Desde que entramos na medicina, almejamos a especialização, que define nossa atuação profissional. Escolhi o HC pela estrutura e qualificação que poderia me oferecer, e ele atendeu às minhas expectativas. Foi a melhor escolha para minha formação”, afirmou.
Orador da turma, Charles reforçou a relevância da residência para os médicos e para a sociedade. Em seu discurso, destacou as conquistas e a importância do programa não apenas para os profissionais, mas também para a população que depende do SUS.
Desde 2004, o Programa de Residência Médica do HC já formou 376 especialistas em diversas áreas, como cardiologia, cirurgia geral, cardiologia pediátrica, clínica médica, hemodinâmica, medicina intensiva, nefrologia, urologia, psiquiatria, cirurgia vascular e cirurgia cardiovascular.
Residência Multiprofissional
Além dos médicos, o HC também formou 29 profissionais na Residência Multiprofissional. Criado em 2012, o programa é voltado para a Atenção à Saúde Mental, Atenção à Saúde Cardiovascular e Nefrologia, capacitando profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e educação física para atuar na rede pública de saúde.

O psicólogo Alessandro Silva, residente em saúde cardiovascular, celebrou a conclusão do programa e compartilhou sua experiência. "Esta noite tem um simbolismo muito forte. Foram dois anos de aprendizado intenso, e este momento representa um grande passo na nossa trajetória profissional. O HC é um ambiente acolhedor, onde temos contato direto com uma população com necessidades muito específicas. Isso é fundamental para quem trabalha no SUS".
Ele também explicou por que escolheu a residência no HC. "Sempre ouvi falar da excelência do hospital, do cuidado com os profissionais e da qualidade da formação. Ao ingressar aqui, pude confirmar tudo isso e até superar minhas expectativas. Foi uma experiência transformadora".
Natural de Acará, no Pará, Alessandro também relatou sua trajetória até chegar à capital. "Vim da zona rural de Acará e enfrentei muitas dificuldades para chegar até aqui. Após concluir o ensino médio, passei dois anos em Belém fazendo cursinho, com o apoio da minha mãe, que sempre me incentivou. Ela sofreu um AVC quando eu era muito jovem e me motivou a enxergar a educação como um meio de transformação social. Com muito esforço, ingressei na Universidade Federal do Pará, e foi lá que iniciei minha jornada até o HC, concretizando mais um sonho".

Hospital de Ensino e Pesquisa
Desde 2013, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é certificado pelo Ministério da Educação (MEC) como Hospital de Ensino. A instituição desempenha um papel fundamental na formação e capacitação técnica e científica de profissionais para o SUS, fortalecendo as políticas públicas de saúde na região Norte por meio de seus programas de residência médica e multiprofissional.
Texto: Kelly Barros (ascom HC)