Baile de Carnaval agita estudantes da Creche Orlando Bitar, em Belém
Fantasias de heróis e personagens infantis animaram a manhã dos pequenos foliões, garantindo muita diversão na unidade de educação infantil

Mulher-Maravilha, Princesas, Branca de Neve, Homem-Aranha, Moana, Hulk, Arlequina, foram apenas algumas das fantasias que abrilhantaram o Bailinho de Carnaval, promovido pelo Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Professor Orlando Bitar, em Belém, proporcionando uma manhã de muita alegria e diversão aos pequenos foliões da instituição de ensino, nesta sexta-feira (28).
O Bailinho fez parte de uma programação educativa que começa bem antes do Carnaval. Os estudantes conheceram a história da festa, as características, a tradição das fantasias, entre outras atividades. Neste ano, o tema foi “O Crei Prof. Orlando Bitar e o Canto da Floresta e a Amazônia em Festa”.

“O carnaval para a gente já começa no início de fevereiro, e hoje nós estamos na culminância dele. As professoras vêm trabalhando a construção de máscaras e fantasias. A nossa criança é a protagonista da educação, desse conhecimento, e é muito importante também nós fazermos com que a criança viva esse momento, que todo o Brasil vivencia, que é a cultura popular. Neste ano, o tema foi para a conscientização do meio ambiente”, disse Leila Costa, coordenadora administrativa da Creche.
Para as crianças, a diversão foi garantida. Ao som de marchinhas e músicas carnavalescas, ninguém ficou parado. A programação ainda contou com a participação das “Crias do Curro Velho”, do Núcleo de Oficinas Curro Velho, garantindo educação, compromisso cultural, respeitando o que é de mais importante, a alegria para todas as crianças e familiares.

“Estou participando sempre das programações do meu filho, que já estuda há três anos aqui. A unidade passa uma segurança ótima enquanto a gente está trabalhando, as professoras são atenciosas e muito bem organizadas. De todo esse tempo que meu filho estuda aqui, percebi um desenvolvimento muito grande, com paciência e tranquilidade. Estou super feliz que este local consiga proporcionar para muitas crianças e crianças uma ótima acolhida”, disse Patrick Paraense, pai do Ravi de 4 anos.
“Eu gostei muito da festinha, brinquei, achei tudo muito bonito. As fantasias estavam bonitas, foi bem divertido”, festeja Mel da Silva, de 5 anos.
A creche Orlando Bitar é a primeira unidade do programa “Creches Por Todo o Pará”. Este é o maior espaço de aprendizagem paraense destinado ao público infantil. A iniciativa faz parte do compromisso do Executivo estadual de zerar o déficit de 30 mil vagas em creches para crianças com até 5 anos em todo o Estado.

Cultura Brasileira na Escola - A Escola Estadual José Bonifácio também realizou a culminância de carnaval. Os professores, por meio da temática anual sobre “Educação, Direitos Humanos e Sustentabilidade”, trabalharam temas transversais com os estudantes, estimulando a criarem artefatos carnavalescos relacionados aos assuntos que costumam estudar. A programação abordou a linguagem lúdica para a sala de aula, valorizou a história do carnaval e seus elementos culturais.