Workshop debate sustentabilidade na mineração no território paraense
O evento terá representantes de empresas que operam no Pará apresentando ações sustentáveis aplicadas ao setor mineral
O setor mineral é um dos pilares da economia paraense, uma vez que a extração e transformação mineral demandam serviços, insumos e mão de obra, que contribuem para o desenvolvimento de emprego e renda em território paraense. Em 2024, o Estado ocupou a 6ª posição no ranking nacional de exportações, totalizando US$ 22,9 bilhões, com 84% deste valor advindos do setor mineral.
Nesse contexto, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), promoverá, no próximo dia 14 de março, às 8h, no Salão de Eventos da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), workshop sobre “Mineração no Pará, Tendências e Caminhos para a Sustentabilidade”, em parceria com a Fiepa, o Centro das Indústrias do Pará (CIP), o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram-PA).

O evento também é alusivo ao Dia Estadual da Mineração - 14 de Março. A data foi instituída por meio da Lei Estadual nº 7.603/2012, uma referência ao começo da pesquisa mineral na região de Carajás, sudeste paraense, em 1967.
Debate - O workshop contará com a participação de representantes de empresas que operam no Pará, na apresentação de ações sustentáveis aplicadas à mineração no território paraense. O evento tem como público-alvo empresas de mineração, pesquisadores, consultores, cooperativas, agentes financeiros, empresas de suprimentos para o setor mineral e estudantes. O objetivo é promover o debate sobre diversos aspectos que possam embasar diretrizes, conciliando os aspectos técnicos com ênfase nas ações sustentáveis, mapeando as ações e projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela indústria extrativa e de transformação mineral.
Também visa identificar ações de sustentabilidade e projetos futuros de mineração no Estado, conectando empresas, instituições e sociedade, facilitando o diálogo entre mineradoras, sociedade e representantes institucionais, promovendo o intercâmbio de experiências. O resultado final será a elaboração de uma carta de serviços do setor mineral para o desenvolvimento da sustentabilidade na economia paraense.
Entre as empresas que confirmaram participação estão Vale, Mineração Rio do Norte, Alcoa, Magellan, Brazauro Hydro e North Star.
Para participar, é necessário realizar inscrição prévia neste link: https://www.sympla.com.br/evento/mineracao-no-para-tendencias-e-caminhos-para-sustentabilidade/2847059
Serviço: Workshop sobre “Mineração no Pará, Tendências e Caminhos para a Sustentabilidade”. Dia 14 de março, das 8h às 12h, no salão de eventos do Sistema Fiepa (9ºandar), na Travessa Quintino Bocaiúva, nº 1588, Bairro Nazaré.