Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Nortea Pará vai capacitar 400 pessoas como multiplicadoras da inclusão de autistas no mundo do trabalho

O projeto é desenvolvido pela Sespa em parceria com o Sebrae para fomentar a inserção de jovens e adultos com TEA no mercado de trabalho

Por Roberta Vilanova (SESPA)
27/02/2025 19h25
Mesa da aula inaugural do Curso de Capacitação do Nortea Pará

Foi realizada nesta quinta-feira (27), às 16h, no auditório da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a aula inaugural da 2ª edição do Curso de Capacitação do Projeto Nortea Pará: Formação de Multiplicadores da Inclusão para a Inserção de Jovens e Adultos com Transtorno do Espectro Autista no Mundo do Trabalho, com 400 vagas ofertadas e preenchidas.

Desenvolvido por meio de parceria entre a Sespa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Nortea Pará tem o objetivo de promover a inclusão social e profissional de jovens e adultos com TEA, capacitando-os para o mercado de trabalho e sensibilizando profissionais de diversas áreas para a importância dessa inclusão.  

Evento contou com a presença de alunos só de Belém

Com carga horária de 140 horas, o curso será realizado no formato de Ensino à Distância (EaD), com aulas ao vivo e gravadas e está dividido em seis módulos. Todos os participantes contarão com suporte pedagógico e acompanhamento de tutores especializados.  

As vagas foram divulgadas por meio do edital 01/2025 de 3 de fevereiro de 2025 e a seleção foi feita por ordem de inscrição cronológica em cada polo de interesse do candidato.

Descentralização - Segundo a coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, Neyelle Lacerda, as 400 vagas foram divididas em cinco turmas-polos de 50 alunos distribuídas nos municípios de Altamira, Belém, Bragança, Breves, Capanema, Marabá, Santarém e Tucuruí.

Neyelle Lacerda, coordenadora estadual de Políticas para o Autismo

Ela disse que o curso aborda temas como empregabilidade, educação financeira, empreendedorismo e acessibilidade digital. “Com esse conteúdo, pretendemos que pessoas com autismo, seus familiares e profissionais de recursos humanos, gestores e educadores se tornem multiplicadores da inclusão”, informou.

Conforme Neyelle Lacerda, além da capacitação, o Nortea visa a fomentar Políticas Públicas voltadas para a inclusão de pessoas com autismo no mercado de trabalho, incentivando empresas e instituições a adotarem práticas inclusivas. “Com isso, o projeto busca criar um ambiente mais acessível e equitativo, ampliando oportunidades e fortalecendo o protagonismo social das pessoas com TEA”, afirmou a coordenadora estadual.

Neyelle Lacerda lembrou que a primeira edição do Curso de Capacitação do Nortea Pará foi realizada no ano de 2022, com 60 profissionais de 11 municípios, onde atuariam como multiplicadores da inclusão. “Hoje, essa iniciativa vem crescendo e a partir desse movimento, o olhar para a pessoa com autismo adulto vem ganhando cada vez mais força e visibilidade no estado do Pará, assim como os nossos desafios como instituição que conduz as Políticas para o Autismo também vem aumentando a cada ano, o que nos incentiva a oferecer novas oportunidades para as pessoas com TEA e suas família”, concluiu.

Solenidade – Além de Neyelle Lacerda, o evento contou com a presença da coordenadora de Educação na Saúde da Sespa, Viviane Cardoso; da coordenadora do Nortea, Dahis Gamaliar, do representante do Sebrae, Igor Silva; e da secretária municipal de Inclusão e Acessibilidade de Belém, Nayara Barbalho, além de alunos do curso que residem em Belém.

Dahis Gamaliar, Neyelle Lacerda, Nayara Barbalho, Viviane Cardoso e Igor Silva

Nayara Barbalho, que já foi coordenadora estadual de Políticas para o Autismo, disse que este dia 27 é para ser comemorado por todos porque muita gente não sabe o quanto é difícil tirar um projeto do papel. “Foram meses de trabalho para fechar o projeto, buscar recursos e parceiros. E vê-lo assim finalizado, é um grande motivo para se comemorar”, afirmou, acrescentando que o Nortea é uma resposta às demandas sociais.

Pois, segundo ela, no começo, a equipe acreditava que só crianças autistas necessitavam de atendimento e descobriu, no entanto, que há muitos jovens e adultos autistas fora do mercado de trabalho. “Então, percebemos que o trabalho teria que ser voltado para todas as idades, buscando a inclusão não apenas na saúde, mas em todos os setores como na educação, na cultura e no setor de emprego e renda”, finalizou.

A coordenadora de Educação na Saúde, Viviane Cardoso, parabenizou a equipe pela iniciativa que descentraliza a capacitação de pessoas para outros municípios, como já vem ocorrendo com diversos serviços de saúde no estado. “É um projeto que ajuda a pessoa autista a quebrar barreiras e ultrapassar as dificuldades”, afirmou.

O representante do Sebrae, Igor Silva, também elogiou o Projeto Nortea, que tem aprendido muito sobre o tema e que o Sebrae está à disposição para contribuir com esta causa. “A gente não consegue desenvolver os negócios sem desenvolver as pessoas”, comentou.

Por fim, a coordenadora do Nortea, Dahis Gagamaliar, fez a apresentação do módulo introdutório do Curso de Capacitação do Projeto Nortea Pará.

Conheça o tema e a carga horária de cada módulo:

Módulo 1: Pessoa com autismo e mercado de trabalho: desafios e possibilidades na atualidade (20 horas).

Módulo 2: Educação financeira: como planejar o futuro sendo pessoa com autismo ou seu responsável (20 horas)

Módulo 3: Empreendedorismo inclusivo e os aspectos da sociobioeconomia (20 horas)

Módulo 4: Marketing Digital, acessibilidade e inclusão nas redes sociais (20 horas)

Módulo 5: Planejamento e gerenciamento de processos inclusivos na empresa (20 horas)

Módulo 6: Tirando do papel: boas práticas na efetivação do empreendedorismo inclusivo (40 horas)