Secretaria de Educação promove aperfeiçoamento de educadores em Língua Portuguesa e Matemática
Iniciativa da Seduc busca aprimorar a prática pedagógica e impactar positivamente o aprendizado dos alunos nas escolas

Garantindo um ensino público de qualidade e dedicando esforços no preparo e enriquecimento de conhecimento da rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), um "Encontro com professores de Língua Portuguesa e Matemática". O ciclo ocorreu no auditório da Secretaria, com transmissão pela plataforma IPTV.
"Esse é um momento importante para a Secretaria, porque a gente dá partida no momento em que a gente abre a discussão com os professores de Língua Portuguesa e Matemática. Neste cenário, apresentar o resultado das nossas avaliações, dando possibilidades para que o professor conheça o resultado de cada uma das escolas, de cada um dos alunos, para que ele possa lá no universo de cada escola discutir com os demais professores aquelas estratégias que podem se tornar bem sucedidas, no processo de melhoria da aprendizagem. A nossa intenção é que todos os educadores possam se unir nesse processo, se engajar e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino na rede estadual", afirma Júlio Meireles, secretário-adjunto de Educação Básica.

Com o tema "Cenário e Estratégias de melhorias de aprendizagem 2025", o encontro foi organizado da seguinte maneira: no dia 26, foi voltado para os professores da 3ª série do Ensino Médio, com foco em estratégias e práticas pedagógicas, que busquem otimizar a preparação dos estudantes para os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais avaliações.
Já no dia 27 de fevereiro, a formação foi voltada para os professores do 9º ano do Ensino Fundamental, com os conhecimentos essenciais nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, visando a melhoria no desempenho dos alunos nessa fase de sua formação.

"Esse encontro aqui está sendo dos melhores, porque está acontecendo no início do período letivo e está sendo colocado, pois nós já estávamos vendo nas salas de aula que esses alunos precisam de um nivelamento e de um material específico e isso é devido justamente aos reflexos da pandemia. E esse esforço inicial que a Secretaria está fazendo com as DREs e ouvindo os professores é de suma importância, porque cada escola tem uma realidade diferente. A escola pública que fica no centro difere da escola pública que fica lá na periferia. Então, vamos poder contribuir e apresentar a nossa vivência", disse Anderson Negrão, professor de Matemática.

Márcia Cavalcante, professora de Língua Portuguesa, considera que a formação é extremamente significativa para todo professor, uma vez que está acontecendo logo no início do ano. "A formação sendo feita logo no início do ano é fundamental, porque estamos realmente tendo as orientações devidas para que a gente possa também movimentar essas orientações em prol dos nossos alunos. Uma vez que nós já estamos elaborando os planejamentos e as intervenções, principalmente neste ano, com a prova do SAEB. Estou muito satisfeita de estar participando para que eu possa ajudar e atender os alunos, e deixar claro que foi a primeira vez, desde quando mudou a Secretaria, que realmente esse trabalho de formação especificamente voltado para o SAEB está de forma tão intensiva", disse a professora.
Após o feriado de Carnaval, a iniciativa será estendida aos professores do 5º ano do Ensino Fundamental e aos professores do Reforço Escolar, garantindo um alcance maior e abrangendo diferentes faixas etárias e necessidades educacionais.
Essas ações fazem parte do compromisso da Seduc em proporcionar aos educadores oportunidades de desenvolvimento profissional, oferecendo ferramentas e conhecimentos para aprimorar a qualidade do ensino e, assim, impactar positivamente o aprendizado dos estudantes.