Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Diplomatas da Finlândia, Noruega e Suécia visitam Parque Estadual do Utinga e destacam importância da Amazônia

A Unidade de Conservação é um recorte representativo do bioma amazônico dentro da cidade e deve desempenhar um papel estratégico durante a COP30

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
25/02/2025 17h27

Belém recebeu, nesta terça-feira (25), a visita de representantes das embaixadas da Finlândia, Noruega e Suécia ao Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”. A comitiva foi recepcionada pelo embaixador brasileiro Unaldo Sousa e contou com a orientação de condutores da empresa Amazônia Aventura. O objetivo da visita foi conhecer a biodiversidade amazônica presente na Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), que é um dos principais espaços de conservação ambiental da capital paraense.

O Parque Estadual do Utinga é um recorte representativo do bioma amazônico dentro da cidade e deve desempenhar um papel estratégico durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que ocorrerá em Belém, em novembro deste ano. Durante o percurso, os diplomatas puderam observar a fauna e flora locais, além de compreender a importância da preservação desse ecossistema diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Para o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, a visita reforça o compromisso internacional com a conservação da Amazônia. “A presença dos representantes escandinavos mostra o interesse global na preservação da nossa floresta e destaca o papel de Belém como protagonista nas discussões ambientais que ocorrerão na COP 30. Nosso objetivo é fortalecer parcerias que contribuam para a proteção desse patrimônio natural”, afirmou.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, ressaltou a relevância do Parque Estadual do Utinga como um espaço de sensibilização ambiental. “Este Parque é um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde visitantes podem entender a complexidade e a riqueza da Amazônia. É essencial que mais lideranças internacionais conheçam esse patrimônio para que possamos avançar em políticas ambientais mais eficazes”, destacou.

Ao longo da visita, os diplomatas escandinavos também conheceram iniciativas de turismo sustentável e educação ambiental promovidas dentro do Parque. A experiência foi considerada positiva pelos visitantes, que demonstraram interesse em aprofundar diálogos sobre cooperação internacional na área ambiental, especialmente em um momento em que o mundo se prepara para a COP 30.

Com a aproximação da conferência climática, o Parque Estadual do Utinga se consolida cada vez mais como um dos principais pontos de interesse ambiental em Belém. A visita dos representantes das embaixadas reflete a importância do local na agenda global de debates sobre sustentabilidade e conservação da Amazônia.