Semas promove curso de Agentes Ambientais e oficinas para moradores de Castanhal e Canaã dos Carajás
A ação em Castanhal foi a primeira na nova Usina da Paz do município e contou com mais de 45 participantes

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra), realizou, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025, importantes iniciativas de educação ambiental na nova Usina da Paz (UsiPaz) Castanhal, no bairro Jaderlândia e na Usipaz de Canaã dos Carajás. As ações tiveram como foco principal desenvolver práticas sustentáveis, capacitar a comunidade local e incentivar a geração de renda por meio do reaproveitamento de resíduos.
A oficina de reaproveitamento de resíduos e geração de renda envolveu os participantes em atividades teóricas e práticas conduzidas pelos técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas. O objetivo foi conscientizar a comunidade sobre a importância do reaproveitamento de resíduos como alternativa ecológica e oportunidade de geração de renda.

Durante a oficina, os participantes aprenderam a produzir sabão ecológico em barra e líquido a partir do óleo de cozinha usado, além de criar bijuterias ecológicas com reaproveitamento de papel. A atividade também abordou a problemática do descarte inadequado de resíduos e seu impacto ambiental.
Uma das participantes nas atividades na Usina da Paz de Castanhal, Fátima, moradora do bairro Girassol, compartilhou sua experiência.
"Moro aqui no Girassol há três anos, e a usina foi construída ao lado da minha casa. Minha vizinha me indicou um curso, e eu decidi fazer um curso de sabão. Estamos utilizando o óleo que antes era jogado na pia. O sabão que produzimos gera um bom lucro. Se você puder fazê-lo, podemos vender, reutilizando o óleo que antes era descartado no esgoto, o que prejudicava a saúde das famílias", destacou a moradora.

A programação também incluiu discussões sobre sustentabilidade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e práticas responsáveis no cotidiano. Um dos destaques foi a simulação de compras conscientes no supermercado, reforçando a importância da economia circular e do consumo sustentável.
Paralelamente, entre os dias 17 e 21, a Semas realizou o curso de Agentes Ambientais nas Usinas da Paz de Castanhal e Canaã dos Carajás, com o intuito de capacitar e sensibilizar os participantes sobre questões ambientais cruciais.
Ao longo de cinco dias, os participantes foram imersos em uma programação diversificada que abordou temas como os impactos da poluição atmosférica, hídrica e do solo, a perda da biodiversidade e os desastres naturais. Também foram trabalhadas questões relacionadas à educação ambiental os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as diretrizes da COP 30.
Um dos momentos mais aguardados foi a elaboração e apresentação de planos de ação sustentável em equipes. O curso encerrou com um quiz ambiental e a entrega de certificados aos participantes.

Para Moisés Vasconcelos, técnico em Gestão de Meio Ambiente e assistente social, a oportunidade de ver os participantes engajados na criação de soluções práticas para questões ambientais reais foi um dos momentos mais gratificantes.
"O compromisso de cada um deles é visível nas apresentações dos planos de ação, é um reflexo claro de que, com pequenas mudanças em nossas práticas diárias, podemos contribuir significativamente para um futuro mais sustentável", disse.
Os participantes foram incentivados a aplicar em suas rotinas as técnicas aprendidas, contribuindo para a preservação ambiental e a geração de novas fontes de renda. Essas ações estão alinhadas aos ODS, destacando a importância da conscientização e do engajamento ativo da população nas questões ambientais.
Texto: Mário Gouveia - Ascom Semas