Reconstrução da Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna beneficiará mais de 500 estudantes, em Marabá
Obra já está com 60% dos serviços gerais executados e deve ser concluída até agosto, oferecendo um novo ambiente escolar mais moderno e de tempo integral

A Escola Estadual Dr. Gaspar Vianna, localizada na Folha 16, em Marabá, Região de Integração de Carajás, está em processo de reconstrução, o que proporcionará melhorias significativas na infraestrutura educacional para mais de 500 estudantes da região. A obra, que já está com 60% dos serviços gerais executados, deve ser concluída até agosto deste ano, oferecendo um novo ambiente escolar mais moderno e de tempo integral.
A reconstrução da escola inclui a criação de sete novos blocos, que abrigarão doze salas de aula, um refeitório, uma quadra coberta com arquibancada, três laboratórios, um miniteatro, salas de artes, vestiários masculino e feminino, além de um espaço destinado ao descanso dos alunos. O investimento do espaço é de R$ 6,1 milhões.

"Reformar escolas é fundamental para proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro, saudável e estimulante para os estudantes. Com esta reconstrução, vamos oferecer infraestrutura moderna e adequada, que inclui salas de aula bem ventiladas e iluminadas, laboratórios equipados e bibliotecas atualizadas. Assim, vamos promover a motivação e o engajamento dos estudantes, melhorando significativamente a qualidade do ensino e a aprendizagem", destaca o titular da Seduc, Rossieli Soares.

O ajudante de pedreiro Leandro Carvalho faz parte do quadro de funcionários que ajudam na reconstrução da escola, e conta que gostaria que seus filhos estudassem na unidade. “É importante ter uma escola boa aqui em Marabá, tenho três filhos e talvez eles venham para cá, na verdade é um sonho, já que eu ajudei na obra e sei que ela vai ser de qualidade”, disse Leandro.

Para o morador Ismael Alves Barbosa, a obra vai ajudar os estudantes a seguir com suas carreiras profissionais. “É importante, porque fica mais ou menos no centro da cidade. É melhor para as pessoas virem e ir, por conta do trânsito, essas coisas. Com a obra, vai ser muito importante para a educação e o desenvolvimento em toda a região, principalmente para as suas carreiras profissionais”, conta o estudante universitário.
A Escola Gaspar Viana foi construída em 1984 e passou por duas reformas – uma em 1996 e outra em 2008. Embora o prédio esteja em reconstrução, os estudantes não estão desassistidos. Durante as obras, o Governo do Pará alugou um prédio para que as aulas não fossem interrompidas, que fica a 5 km de distância da unidade de origem.