Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Com projeto de crédito rural da Emater, família de Ulianópolis reestrutura pecuária

Família rural de Ulianópolis, no Rio Capim, está voltando a acreditar na pecuária com o incentivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). 

Por Governo do Pará (SECOM)
20/02/2025 19h42

Por meio de um projeto de crédito rural da linha Mais Alimentos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pronaf) no valor de R$ 50 mil, Francimar Sales, de 61 anos, e a esposa, Nilvânia Sales, de 46 anos, retomarão a criação de gado de corte, depois de terem desistido da atividade faz cinco anos. A proposta é a compra imediata de 15 bezerros da raça nelore para o Sítio Bela Vista, na comunidade Sapucaia. 

“Queremos de verdade recomeçar e fortalecer a pecuária, visando à renda, a um negócio sustentável. O apoio da Emater é fundamental e o crédito rural não poderia chegar em hora melhor”, diz Francimar.

Atualmente, a principal atividade do casal é plantio de pimenta-do-reino. “Tínhamos dois mil pés, mas o verão foi devastador e agora só sobraram 600. Esperamos que o gado ajude a nos reestruturar”, conta. 

Crédito Rural - O contrato com o Banco da Amazônia (Basa) foi assinado como destaque na programação do Dia de Negócios e Tecnologia (Dinetec) Pará, de 12 a 14 de fevereiro, no município de Dom Eliseu, município vizinho a Ulianópolis. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Dom Eliseu (SPRD) e Meta Consultoria Agrícola.  

De acordo com o chefe do escritório local da Emater em Dom Eliseu, o técnico em agropecuária Raimundo Salazar, que representou o Órgão no ato solene, a parceria entre Emater e Basa é histórica e sólida na região: “A missão é desenvolver o segmento agrícola da região amazônica, sobretudo da agricultura familiar. No município, vale ressaltar o tripé, somando a Prefeitura. Em Dom Eliseu, só em 2024 foram mais de R$ 3 milhões e 700 mil, na modalidade de ‘custeio pecuário’ e ‘investimento pecuário’ ”, informa.  

Texto: Aline Miranda