Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NATUREZA

Projeto “Vem Passarinhar” realiza observação de aves na APA Belém

Além da observação, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os cuidados com serpentes durante a caminhada pelas trilhas

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
20/02/2025 13h18

Com o objetivo de promover a observação de aves em seu habitat natural, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), juntamente com o Clube de Observação de Aves do Pará (Coapa), realizaram mais uma edição do projeto “Vem Passarinhar”. Desta vez, a atividade teve como ponto de encontro a Área de Proteção Ambiental (APA) Belém e contou com a participação do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geas),  da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Segundo o gerente da Região Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, a ação promove a importância de se preservar as espécies de aves presentes na Região Metropolitana de Belém. “Realizar essa observação, bem como levantar o número de espécies presentes, é de fundamental importância para manter essas aves protegidas”, destacou.

Atual presidente do Geas Ufra, o discente Vinícius de Queiroz ressaltou que o evento deu ênfase às aves que estão sempre presentes no dia-a-dia das pessoas. “Essa ação revela a presença das aves, e chama a atenção da população para conhecer a fauna que a rodeia”, disse o acadêmico. 

Ele também pontuou a importância da ação, como atividade ligada ao ecoturismo na Amazônia, principalmente com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.

“Eventos como esse são essenciais para mobilizar a população para conservação da natureza. Assim, as pessoas conhecem o que estão preservando, e ações como essa permitem esse diálogo”, complementou.

Atenção com serpentes - Além da contemplação, os participantes tiveram uma palestra que ressaltou sobre os cuidados com serpentes nos caminhos de observadores de aves.

De acordo com o presidente do Coapa, Humberto Pereira, a ação teve como objetivo conscientizar sobre o cuidado com esses animais.

“Buscamos ajudar os participantes a entenderem os cuidados que se deve ter e como proceder em caso de acometimento por espécie peçonhenta, pois é importante estar atento à possíveis espécies peçonhentas nas trilhas de observação de aves”, enfatizou o especialista.

Texto: Sinval Farias com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)