Comandante-Geral recebe militares do BOPE que participaram de competição militar em Dubai
Policiais paraenses pariciparam do torneio realizado entre os dias 01 e 05 de fevereiro

Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que representaram a Polícia Militar e o estado do Pará na 6ª edição dos jogos militares UAE SWAT Challenge 2025, foram recebidos na manhã desta quarta-feira (19), na sede do Quartel do Comando Geral da corporação (QCG) pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Dilson Júnior. A competição foi disputada entre os dias 01 e 05 de fevereiro, em Dubai nos Emirados Árabes Unidos.
Além da equipe do Bope, o Brasil será representado por outras duas equipes: uma do Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal e outras duas da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Ressalta-se que a PM do Pará foi a única, entre todas as Polícias Militares do Brasil, a enviar representantes para a competição que está no seu sexto ano de existência e reúne unidades de operações policiais especiais de vários países do mundo.
O desafio internacional tem como principal objetivo promover o intercâmbio de técnicas entre as unidades especializadas e testar as aptidões e capacidades táticas, o foco mental e resistências físicas das equipes. Durante o torneio, as equipes são divididas por categorias, os agentes participam de provas de tiro, tomada de ambientes confinados, transposição de obstáculos, tomada de refém e outras atividades militares inerentes à atuação das unidades de ações policiais especiais.

Para o 3º Sargento Rafael, militar que integra a equipe do BOPE, a competição representa uma grande oportunidade para representar a PM e o Brasil em uma competição tão importante. “É uma grande satisfação poder representar, não só a Polícia Militar do Pará, representar o Brasil. Participar deste evento é muito importante tanto na perspectiva pessoal quanto na questão da autoestima e valorização que percebemos entre outras coisas pelo apoio recebido por parte do Comando do CME e Comandante-Geral Coronel Dilson Junior”.
Durante a reunião, a equipe foi informada pelo Coronel Dilson Júnior que a PM pretende construir uma área de treinamento específico para os militares que irão participar da competição e para fomentar a prática da atividade dentro da corporação. Também foram iniciadas no plano das ideias, o início de um estudo que vai analisar a viabilidade da realização de uma competição com os mesmos moldes do torneio em Dubai, envolvendo forças especiais do Brasil.

A equipe do Bope participou pela segunda vez da competição e a experiência adquirida pode contribuir para que a equipe da PM consiga melhorar os resultados nas próximas edições, conforme explica o Major PM Rocha, Comandante do BOPE e chefe da delegação da PM. “Neste ano, conseguimos melhorar nosso desempenho em relação ao ano passado. Nesta reunião fomos informados sobre a possibilidade da criação de um centro de treinamento para as equipes do BOPE e instalações que possibilitaram que a PM consiga realizar uma competição a nível nacional reunindo as unidades especiais”.