Projetos 'Ararajuba e Demapa nas Escolas' intensificam ações de educação ambiental e proteção à fauna nas escolas
Ações vão ser realizadas com estudantes da rede pública estadual, e vão promover a importância da preservação da ararajuba e da natureza
Foi realizada nesta segunda-feira (17), uma reunião com membros dos Projetos de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) nas Escolas, para a intensificação de ações de educação ambiental e proteção à fauna, como parte das atividades relacionadas à 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

As atividades são respectivamente desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) e pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), vinculada à Polícia Civil do Pará. Na ocasião, foram apresentados os objetivos de ambos os projetos, como o alinhamento das atividades de proteção ambiental.
Apoio à proteção ambiental - De acordo com a gerente de Biodiversidade do Ideflor-Bio, Mônica Furtado, as ações vão ser realizadas de forma integrada. “Eles vão trazer escolas para conhecer o projeto no Parque do Utinga, assim como nós vamos na sede do Demapa apresentar para as escolas nossos projetos e ensinar sobre a importância de se manter a natureza preservada”, destacou.

Segundo a coordenadora da Sala de Educação Ambiental e Projetos Ambientais (Sala Mais Verde) da Demapa, Ivanelma Gomes, o órgão vai produzir uma cartilha sobre a proteção do meio ambiente, com a ararajuba como mascote, assim como apoiar o Ideflor-Bio nas ações de monitoramento das ararajubas.
Estudantes em contato com a natureza - Mônica Furtado ressalta, ainda, que além das visitações, outros projetos vão ser realizados para ensinar alunos da rede estadual de ensino sobre a natureza e preservação do meio ambiente. "Além das cartilhas de educação ambiental, vamos trabalhar pinturas, atividades de educação ambiental, jogos digitais, visitas guiadas, palestras em escolas, dentre outras ações que vão fortalecer a importância que a espécie Ararajuba tem para nossa região", pontuou.
Texto: Sinval Farias (Ascom/Ideflor-Bio)