Referência em diagnóstico, Policlínica Metropolitana oferta mais de 1,4 milhão de exames em 2025
Unidade dispõe de 40 tipos de análises para rastreamento de centenas de doenças

eferência em diagnóstico na Rede de Saúde Pública do Pará, em Belém, a Policlínica Metropolitana dispõe, por mês, da oferta de 123.465 exames para os paraenses. O resultado é que ao longo de 2025, a população do Estado atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem garantido, na unidade, ao menos 1.481.580 análises para rastrear centenas de doenças. O Serviço de Apoio Terapêutico de Dinástico conta com 40 tipos de exames laboratoriais e por imagens.
No rol da Central, o usuário pode contar com os exames de sangue laboratoriais; anatomopatológico; audiometria, bera, biomicroscopia; colonoscopia; colposcopia; medição da pressão intraocular, também camada de curva de pressão diária, a densitometria óssea, o ecocardiograma; eletrocardiograma; eletroencefalograma e a eletroneuromiografia.
Ainda entre os exames disponíveis, a Poli oferta a espirometría; endoscopia digestiva alta; fibronasolaringoscopia; fibronasolaringoscopia; videolaringoscopia; fundoscopia; onioscopia; holter; imitanciometria; logoaudiometria; mamografia; mара; mapeamento de retina; polissonografia; radiografia; ressonância magnética e retossigmoidoscopia.
Na unidade, o Governo do Pará também disponibiliza aos usuários de tomografia computadorizada geral; tomografia com contraste; tomografia (Angiografia); tomografia de coronárias; teste ergométrico; tonometria; teste do olhinho; ultrassonografia geral e ultrassonografia com doppler. Em caso de indicação, a Poli também oferta, em casos específicos, aparelhos auditivos.
Acesso - A Poli Metropolitana, administrada pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), foi criada estrategicamente para dar vazão às demandas de diversas regiões do Pará, sobretudo, a Metropolitana. A unidade mantém um moderno sistema de marcação de consultas e exames, o qual permite que o paraense, de qualquer lugar do Estado, faça o agendamento sem sair de casa.
“As marcações de exames e consultas são feitas por meio de WhatsApp e e-mail, assim garantem que o paraense, que more em qualquer local deste Estado, consiga marcar os serviços da Poli Metropolitana, que atende, exclusivamente, com dia e hora marcados, não havendo a necessidade de nenhum usuário ir para a porta da unidade e, menos ainda, de enfrentar filas para ter um atendimento”, explicou Anderson Albuquerque, diretor executivo da Policlínica Metropolitana.
Serviço - O primeiro acesso aos serviços da unidade é pela regulação estadual. Uma vez atendido na unidade, a marcação de consulta de retorno e exame pode ser realizada através da Central de Relacionamento, na ferramenta do WhatsApp Business, no número, (91) 98521-5110 e ainda, no e -mail: [email protected].
O usuário precisa apresentar o documento de identidade com foto (RG preferencialmente), CPF, Cartão Nacional SUS e comprovante de residência (originais e cópia). Caso seja criança e ainda não tenha RG, é possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos oficiais da mãe.
Texto: Roberta Paraense