Estado avança no atendimento em saúde aos municípios da região dos Carajás
Novos serviços e obras em andamento beneficiam região com aproximadamente 700 mil habitantes
![Crédito: Ederson Oliveira (Ascom/ HRSP)](/midias/2025/medias/20250214170529-GC00064572-F00223446.webp)
Para ampliar e aprimorar a cobertura do sistema de saúde pública na região de integração dos Carajás, o Governo do Pará intensificou as entregas nos 12 municípios de abrangência, como a nova ala de oncologia do Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, e a construção de uma Policlínica e do Hospital Materno-Infantil no município.
Referência em alta complexidade, o HRSP inovou na região com a implantação do atendimento oncológico, que já beneficia pacientes em tratamento contra o câncer, e a consolida o serviço de hemodinâmica, essencial para diagnósticos e procedimentos cardiovasculares, neurológicos e vasculares de alta complexidade.
Inaugurado em abril de 2024, o serviço de oncologia já realizou cerca de 4 mil atendimentos, incluindo quimioterapia, cirurgias, consultas e suporte multiprofissional com psicólogos e assistentes sociais, garantindo um atendimento humanizado e integral aos usuários.
A cozinheira Valdirene Mendes da Silva, de 49 anos, moradora de Eldorado dos Carajás, é uma das pacientes que se beneficiam do atendimento oferecido na nova ala oncológica. Ela iniciou seu tratamento contra o câncer de mama em Belém, mas, para facilitar o acompanhamento e reduzir os deslocamentos, foi transferida para o Regional em Marabá.
![Crédito: Ederson Oliveira (Ascom/ HRSP)l](/midias/2025/medias/20250214170547-GC00064572-F00223450.webp)
"A proximidade de casa e a qualidade do atendimento tornaram o tratamento mais tranquilo para mim. Aqui, fiz consultas, exames e, atualmente, venho semanalmente para a quimioterapia. A equipe é fantástica, tudo é maravilhoso e muito humanizado. Me sinto acolhida, como se estivesse em casa. O espaço é extremamente confortável, e sou muito grata a todos pelo atendimento que recebo", relatou Valdirene, que já fez 12 sessões de quimioterapia e precisa fazer mais 4. "Meus filhos estão felizes com o tratamento, e eu também. Vou vencer, tenho fé e acredito nisso!", enfatizou.
Outro serviço que se consolidou e ampliou na unidade foi o centro de hemodinâmica, que realiza procedimentos como cateterismos, angioplastia, arteriografia e embolização cerebral. Em 2024, o serviço passou a contar com um novo procedimento endovascular, focado no tratamento minimamente invasivo de doenças vasculares complexas. Esta inovação traz segurança, eficiência e rapidez aos pacientes, refletindo o compromisso do hospital com a excelência no atendimento e a qualidade nos serviços de saúde.
![Crédito: Ederson Oliveira (Ascom/ HRSP)](/midias/2025/medias/20250214170538-GC00064572-F00223448.webp)
Luiz Gonzaga de Sousa, 70 anos, morador de Marabá, foi submetido ao procedimento de arteriografia de membro endovascular na hemodinâmica, visando diagnosticar e tratar doenças vasculares. O procedimento foi um sucesso, com excelente recuperação do paciente.
"Estou muito grato pelo atendimento que recebi aqui. O procedimento foi rápido e eficaz, e a equipe foi incrível em me explicar tudo. Me sinto melhor e mais seguro sabendo que estou sendo bem tratado. O Regional de Marabá é uma referência e tem me dado todo o apoio necessário para a minha recuperação", disse Luiz.
Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a instituição oferece à comunidade mais de 30 especialidades, incluindo oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, anestesiologia, urologia, neurocirurgia, neurologia, traumatologia, ortopedia, nefrologia, obstetrícia de alto risco, cirurgias bucomaxilofacial, geral, pediátrica e vascular, além de cirurgia estética reparadora.
![Crédito: Ederson Oliveira (Ascom/ HRSP)](/midias/2025/pequenas/20250214170534-GC00064572-F00223447.webp)
Também dispõe de serviços de urgência e emergência, radiologia, infectologia, clínicas médica e cirúrgica, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, hemodinâmica e hemodiálise. O Hospital possui 135 leitos, sendo 97 para internação clínica e 38 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Adulto, Pediátrica e Neonatal.
Na região dos Carajás, o governo do Estado está com várias frentes de ação para dinamizar o atendimento da população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As modalidades de convênio com as prefeituras garantem benefícios à população. O primeiro exemplo disso foi o Hospital Municipal em Eldorado do Carajás, entregue em julho de 2024, projetado para oferecer atendimento de média complexidade e dotado de pronto atendimento, recepção, consultórios, salas de apoio, laboratórios, sala para diagnóstico por imagem e setor administrativo.
Em São Domingos do Araguaia, as obras do novo hospital municipal realizadas sob convênio estão em continuidade. O novo equipamento público já alcança instalações elétricas, forro, colocação de piso e pintura. Já foi realizado todo levantamento e cobertura dos blocos e reboco.
"As construções e melhorias, de uma forma geral, representam só ganhos para a população dos municípios do Araguaia, porque de um lado gera empregos e, por outro, traz salvação de vida e comodidade. Além de tudo, representa economia para o TFD (Transporte Fora do Domicílio) local e diminuição no tempo resposta do pronto atendimento. Nosso governo tem a saúde como prioridade em todas as regiões de integração", explica a secretária de Estado de Saúde, Ivete Vaz.
![Crédito: Ederson Oliveira (Ascom/ HRSP)](/midias/2025/pequenas/20250214170542-GC00064572-F00223449.webp)
Ainda na região dos Carajás, prossegue também a obra de revitalização do Hospital Municipal de São João do Araguaia, providenciada sob convênio entre o Estado e prefeitura, com foco na reestruturação do telhado, reforço estrutural das paredes internas e externas, sistema de drenagem e esgotamento, e instalações das redes hidráulica e elétrica.
O novo Hospital dará suporte à rede assistencial de saúde de São João do Araguaia com vários atendimentos, entre os quais consultas, saúde da família e urgência e emergência.
Também na região dos Carajás, a expectativa também paira sobre as futuras inaugurações do Hospital Materno-Infantil do Estado e da Policlínica, ambos em Marabá, mas que servirão como referência aos municípios de abrangência.
A construção do Materno-Infantil segue em parceria do Governo do Estado com a Vale e já alcança quase 50% dos serviços concluídos - a etapa anterior, de estrutura de pré-moldados, já foi 100% concluída. O local terá serviços de média e alta complexidade do SUS para mães e crianças. Além disso, o Hospital disponibilizará ainda serviço de apoio diagnóstico e terapêutica (SADT) com laboratório de análises clínicas e exames de imagem e métodos gráficos. Com exceção dos casos de urgência e emergência pediátrica e obstétrica, o acesso ao atendimento no Hospital se dará por demanda referenciada com agendamentos prévios por meio da regulação estadual.
Também em obras, a policlínica de Marabá terá dois pavimentos (dois andares) e contará com 53 salas para os mais diversos atendimentos de saúde e primários.
O novo espaço de saúde ofertará as seguintes especialidades médicas: ginecologia, otorrino e oftalmologia. Além de exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética, endoscopia. O espaço terá um Natea para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Com a colaboração de Ederson Oliveira, da Ascom/ HRSP.