'Operação Aurá' efetua prisões e apreensões de veículos na Região Metropolitana de Belém
Mais de 250 abordagens, prisões e apreensões foram realizadas no primeiro dia de operação
![Crédito: Ascom Segup](/midias/2025/medias/20250215094227-GC00064588-F00223532.webp)
Deflagrada há 24h no bairro do Aurá, em Ananindeua, a operação "Aurá” coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social(Segup) junto aos órgãos de segurança e trânsito estaduais e municipais, já resultou no cumprimento de três mandados de prisão e um de busca de apreensão; além da apreensão de veículos durante a sexta-feira, 14, na Região Metropolitana de Belém.
“Iniciamos uma grande operação integrada ontem na região do Aurá e já obtivemos resultados positivos a partir da presença policial no local. Além dos cumprimentos de mandados judiciais já efetuados, durante todo o dia de ontem, o Batalhão da Policia Militar que atende a área, não recebeu nenhum acionamento para atendimento de ocorrências, o que demonstra a eficácia do choque operacional, que inibe os ilícitos, reforça que quem tem o controle é o Estado e garante a paz social para os moradores que residem nessas áreas”, afirmou o titular da Segup, Ualame Machado.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250215094225-GC00064588-F00223530.webp)
Produtividade - No primeiro dia da Operação, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão contra três homens pelo crime de homicídio e um mandado de busca e apreensão efetuado. Foram apreendidas uma caçamba irregular, nove motocicletas e 01 veículo foi apresentado com registro de roubo. Também foram apreendidos 8 caminhões com resíduos sólidos, que resultaram na instauração de 8 Inquéritos Policiais para apurar a procedência de crimes ambientais. Os caminhões serão periciados pela Polícia Científica do Estado.
Também foram realizadas mais de 250 abordagens a pessoas e veículos, entre motocicletas, carros e caminhões.
![Crédito: Ascom Segup](/midias/2025/medias/20250215094334-GC00064588-F00223535.webp)
As ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) junto aos órgãos de segurança estaduais e municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, seguem com reforço de mais de 300 agentes nos bairros do Aurá, Águas Lindas, Águas Claras e comunidade do Pato Macho, para coibir e reprimir qualquer prática criminosa nesses bairros.
“Unindo esforços com os demais órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública, a Polícia Civil do Estado Pará, através de 20 equipes, realizou no primeiro de ação várias incursões por terra e rios, com acompanhamento aéreo, culminando no sucesso da operação com oito procedimentos policiais que foram instaurados pela Demapa, além de três mandados de prisão referentes a homicidas e um de busca e apreensão. Uma soma de esforço que se fez fundamental para mostrar a integração entre instituições e a força da Polícia Civil e dos demais órgãos, demonstrando que através da cooperação é possível atingir os objetivos que nos permitam melhorar a segurança para a população do nosso Estado”, reforçou o Delegado-Geral, Walter Resende.
![Crédito: Divulgação](/midias/2025/medias/20250215094223-GC00064588-F00223529.webp)
Ações - A operação segue com ações com policiamento ostensivo, barreira, instauração de investigações, ordenamento do fluxo de trânsito e fiscalização de veículos com restrição de roubo e/ou furto; apreensão de entorpecentes, acompanhamento de monitorados, recaptura de foragidos, além da fiscalização de veículos que realizam o descarte irregular de lixo na área.
O Secretário Adjunto Operacional da Segup, Cel Sérgio Neves, pontua que a todo o sistema de segurança pública segue envolvido na missão, intensificando a presença policial em toda a área do Aurá e adjacências. “A ideia é a gente intensificar as operações nesses bairros e dizer para a comunidade que o Estado está presente, está do lado dela, sendo um braço forte, e assim, a gente vai mitigar, minimizar os efeitos que os crimes impõem a cada comunidade. Então é uma operação que a gente só iniciou, então ela vai estar aí, não temos dia para acabar, portanto diariamente a gente vai avaliando o cenário e cada órgãos do Sieds seguirá atuando dentro de sua atribuição”, explicou.
CICC Móvel - O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, segue instalado na rua União, bairro Aurá, como base de apoio aos agentes e coordenadores que estão atuando nas ações para monitoramento, alinhamento de ações e tomada de decisão, permanecendo continuamente até o final da operação. O local também é um ponto estratégico para registros de ocorrências policiais, de onde os casos de flagrante serão encaminhados à delegacia competente.
Integração
Integram a operação sob coordenação da Segup, Grupamentos de Segurança Pública Fluvial (GFLU) e Aéreo (Graesp) a Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Trânsito (Detran), Polícia Científica (PCE), Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e Secretaria de Zeladoria e Conservação Municipal de Belém.