Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Fundação Hemopa certifica novos residentes e reforça atendimento especializado no Pará

Os profissionais concluintes tiveram a oportunidade de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos, ampliando sua qualificação para atuar na área com excelência.

Por Aline Seabra (HEMOPA)
15/02/2025 14h35

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou, na noite da última sexta-feira (14), a cerimônia de certificação dos Programas de Residência em Saúde, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). O evento ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, no Complexo da Estação das Docas, em Belém, e reuniu formandos, familiares, docentes e profissionais da área.

A iniciativa fortalece a qualificação dos profissionais da saúde, contribuindo para a melhoria do atendimento especializado em hematologia e hemoterapia no estado. A médica hematologista da Fundação Hemopa, Saide Sarmento, ressaltou a importância da certificação para garantir assistência de qualidade à população.

“A hematologia no estado do Pará está sendo gratificada com a certificação de novos residentes. Com isso, conseguimos manter um tratamento de qualidade em todos os municípios do estado e até mesmo fora dele, garantindo o acompanhamento adequado dos pacientes”, destacou a especialista.

Entre os residentes certificados, a farmacêutica Amanda Bulhões, agora concluinte da Residência Multiprofissional em Atenção em Hematologia e Hemoterapia, enfatizou a importância do aprendizado obtido ao longo do programa.

“Esses dois anos foram de muito crescimento dentro da Fundação. A Hemopa proporcionou um ambiente propício para o nosso desenvolvimento profissional, graças ao apoio dos preceptores”, afirmou.

Qualificação e atendimento -  O Programa de Residência Multiprofissional da Hemopa é desenvolvido em parceria com a UEPA e tem como objetivo qualificar profissionais para atuar na assistência hematológica, hemoterápica e laboratorial. Durante o período de formação, os residentes passam por diversas áreas da fundação, aprimorando conhecimentos técnicos e práticos que fortalecem o atendimento à população, reforçando o compromisso com a qualificação profissional e a ampliação dos serviços especializados, garantindo assistência segura e eficaz aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).