Crédito rural e cadastramento nacional de agricultores destacam início do ano da Emater em Pirabas
Neste ano já foram entregues 46 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAFs) individuais a produtores rurais do município e mais um CAF Jurídico
Somente em janeiro e metade de fevereiro de 2025, o Escritório Local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em São João de Pirabas, no Rio Caeté, já entregou 46 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAFs) individuais a produtores rurais do município e mais um CAF Jurídico, de representação coletiva, à Cooperativa Agroindustrial Norte Pará (Coopanp).
Os documentos são requisito obrigatório para o acesso a quaisquer políticas públicas do segmento da agricultura familiar, como aposentadoria rural, crédito rural e participação nos mercados governamentais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).
Com o CAF em mãos, seis famílias já receberam, neste início de ano, recursos no total de cerca de R$ 50 mil da linha Amazônia Florescer, do Banco da Amazônia (Basa), via projetos da Emater, para avicultura, cadeia produtiva da mandioca e fruticultura. Também a Coopanp encontra-se apta para participar da edição 2025 do PAA e do Pnae.
“Nós já fornecíamos singularmente e agora vamos poder fornecer de forma conjunta, em nome da Cooperativa, o que aumenta o volume e por conseguinte impacta na geração de renda. A Emater é importantíssima em todo este processo, porque de verdade abre portas”, declara o presidente da Cooperativa, Pedro Farias, de 41 anos.
A entidade, que reúne 39 cooperados de 10 comunidades, recebeu o CAF Jurídico em 17 de janeiro, dentro da programação do 1º Encontro de Produtores - São João de Pirabas, evento organizado com a parceria da Emater.
As principais atividades envolvidas são fruticultura (acerola, açaí, laranja, maracujá e pitaia) e horticultura. Ainda, trabalha-se com plantio de arroz, maniva, milho e feijão, criação de galinha-caipira e pecuária de corte.
De acordo com o chefe do Escritório Local da Emater em São João de Pirabas, o técnico em Pesca e Aquicultura José Jorge Raposo, 2025 vem sendo turbinado com a retomada de crédito rural e fortalecimento da junção de esforços com associações, cooperativas e sindicatos: “Nossa proposta é atender a todas as demandas de CAF, emissão e atualização, e intensificar as pontes com os movimentos sociais, porque é uma dinâmica colaborativa”, diz o gestor empresarial, filósofo e pedagogo, especialista em Ciências e Educação Ambiental da Amazônia.
O plano para até o fim de fevereiro da Emater no município é pelo menos mais seis projetos de crédito rural com o Basa. Além disso, há andamento de quatro projetos da linha Banpará-Bio, com o Banco do Estado do Pará (Banpará), sobre contratos individuais de até R$ 30 mil para alface hidropônica, pesca artesanal e mandioca.
Texto: Aline Miranda - Ascom/Emater