Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA REGIONAL

Hospital Regional de Rio Maria celebra dois anos com 46 mil atendimentos e 99% de aprovação

Unidade consolida regionalização da saúde no Sul do Pará, eliminando vazios assistenciais e expandindo serviços em cardiologia e saúde da mulher

Por Governo do Pará (SECOM)
24/01/2026 13h47

O Hospital Regional de Rio Maria (HRRM) “Dr. Edvair Vilela de Queiroz”, em Rio Maria, vem transformando a realidade da saúde pública na região de integração Araguaia, que compreende 15 municípios do Sul do Pará. A unidade foi inaugurada para suprir uma demanda histórica da população que celebra, neste sábado (24), dois anos de pleno funcionamento da unidade hospitalar, marcados por avanços assistenciais significativos, qualidade no atendimento e reconhecimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre os que estão satisfeitos com o serviço, Cláudio Coimbra, de 42 anos, celebra com orgulho e gratidão que “há anos, as pessoas de Rio Maria precisavam se deslocar para outros municípios em busca de atendimento, enfrentando muitas dificuldades. Sou o primeiro paciente atendido após a inauguração do hospital e faço parte de um grupo que esperou por muito tempo uma assistência de qualidade. Hoje, somos gratos por essa oportunidade e contamos com uma equipe de profissionais excelentes. A importância desse hospital para Rio Maria é fundamental”, relembra.

Ao longo dos últimos 24 meses, o HRRM consolidou sua atuação ao registrar 46.101 atendimentos, entre consultas ambulatoriais, exames, internações e procedimentos cirúrgicos. Os números refletem o programa integrado de investimentos do governo do Pará voltado à regionalização da rede estadual de saúde, no qual o hospital se destaca como equipamento estratégico para a região de integração Araguaia que oferta atendimento cirúrgico nas especialidades de cirurgia geral, ortopedia e ginecologia.

Diante do vazio assistencial identificado na região pelo governador Helder Barbalho, a unidade ampliou sua capacidade assistencial, com foco na linha de cuidado cardiológica e na saúde da mulher. Desta forma, em 2025, passaram a ser ofertados novos serviços, como consultas em cardiologia clínica e exames como a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA), Holter; e fortalecendo o cuidado integral e especializado à população feminina, disponibiliza a histeroscopia, biópsia de colo do útero e colposcopia.

Para o secretário de Estado de saúde pública, Ualame Machado, o fortalecimento e ampliação dos serviços que vêm sendo ofertados na região há dois anos são fundamentais na garantia de saúde digna à população. “A eficácia dos serviços de saúde a partir do investimento realizado pelo governo do Pará, é necessária e integra um planejamento do Sistema Estadual, a fim de garantir, cada vez mais, acessos à saúde pública, com dignidade e promoção de qualidade de vida. Portanto, celebramos mais do que os números de atendimentos realizados, e sim, as pessoas que foram atendidas e receberam os serviços de saúde necessários a cada necessidade demandada a unidade hospitalar”, afirmou Ualame.  

Entre os atendimentos ambulatoriais, destacam-se as especialidades de ortopedia e cirurgia geral, com 5.947 e 4.578 consultas realizadas, respectivamente. Nos procedimentos cirúrgicos, a ortopedia também lidera, com 2.432 cirurgias efetuadas, consolidando o HRRM como referência regional e ampliando o acesso da população dos municípios vizinhos aos serviços especializados.

A excelência dos serviços prestados é evidenciada pelo índice médio de satisfação dos usuários, que alcançou 99% de aprovação em 2025. O resultado considera critérios como acolhimento, estrutura e qualidade do atendimento, conforme levantamento realizado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), responsável pela aplicação das pesquisas em diferentes setores da unidade hospitalar.

A diretora-geral, Eliene Neves, destaca que são dois anos de compromisso firmado com a saúde da população marcados por desafios, aprendizados e, sobretudo, pela defesa da vida. “Essa trajetória só foi possível graças à dedicação e ao empenho de todos os profissionais que atuam na unidade, somados ao apoio das equipes e ao suporte da gestão estadual. Reafirmamos, neste momento, nosso compromisso com a melhoria contínua dos serviços, com a humanização do cuidado e com a oferta de uma assistência cada vez mais segura, digna e de qualidade à população regional”, pontua a gestora.
 
Texto de Pallmer Barros (Ascom HRRM)