Policlínica de Tucuruí lista 5 doenças comuns na infância que podem ser evitadas com a vacina
Especialista alerta para o diagnóstico, sintomas e tratamentos dessas enfermidades
A administração de vacinas é de extrema importância para a busca de respostas imunológicas com a finalidade de prevenir doenças, sobretudo, nas crianças. Assegurar a saúde delas é um dos principais deveres dos pais e responsáveis, por isso, é ideal se manter atento à atualização da carteira de vacinação.
Como forma de alerta, a Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, reforça a necessidade da imunização para evitar o desenvolvimento de doenças comuns na infância. O médico pediatra Charlie Gomes destaca que poliomielite, coqueluche, sarampo, rubéola e caxumba, por exemplo, podem ser evitados com a vacinação.
Nos espaços que reúnem várias crianças confinadas, como na escola, o cuidado deve ser redobrado. “É relevante a escola cobrar a atualização da caderneta de vacinação, para segurança de todos. Importante sempre conversar com os pais sobre a importância dessa atualização, assim como não levar a criança para a unidade escolar apresentando alguns sintomas”, orientou o profissional.
Diagnóstico - Para detectar essas doenças é ideal a busca de exames de laboratório. ”São realizados pela detecção de anticorpos IgM no sangue, na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até 4 semanas após o aparecimento do exantema. Os anticorpos específicos da classe IgG podem, eventualmente, aparecer na fase aguda da doença e costumam ser detectados muitos anos após a infecção”, disse o pediatra.
O especialista também destaca ser necessária a coleta de espécimes clínicos para a identificação viral. “O vírus do sarampo pode ser identificado na urina, nas secreções nasofaríngeas, no sangue, no líquido ou em tecidos do corpo pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR)”, observou Charlie Gomes.
Alerta - Essas doenças não são características apenas da infância. “Somos suscetíveis a qualquer idade, depende do quadro vacinal. A transmissão e carga viral de alguns vírus mudam com sua mutação. Todo ano há atualização das vacinas para esses casos”, afirma.
O médico lista 5 doenças comuns na infância.
Poliomielite: provocada por vírus e caracterizada por paralisia súbita, geralmente nas pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas, fezes, água e alimentos contaminados. Os sintomas são: deficiência motora, febre, flacidez muscular, entre outros, além de persistência de paralisia residual (sequelas) após 60 dias do início da doença. Não há tratamento específico, sendo orientado o repouso e a ingestão de líquidos, além de medicamentos para aliviar a febre e as dores no corpo.
Coqueluche: doença infecciosa que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por ataques de tosse seca. É transmitida por tosse, espirro ou fala de uma pessoa contaminada. Em crianças com menos de 6 meses, apresenta-se de forma mais grave e pode levar à morte. O tratamento é feito através de antibióticos.
Sarampo: doença contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo. É transmitida através da tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. Pode levar à morte os bebês. O tratamento é o repouso, hidratação, e medicamentos para baixar a febre.
Rubéola: bastante contagiosa, é provocada por um vírus que atinge principalmente crianças, com febre, manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo, pescoço, espalhando pelo tronco, braços e pernas. É transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas.
Caxumba: viral, a doença se caracteriza pela febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca (parótida) e, às vezes, de glândulas que ficam sob a língua ou a mandíbula (sublinguais e submandibulares). O maior perigo é a caxumba “descer”, isto é, causar inflamação dos testículos principalmente em homens adultos, que podem ficar sem poder ter filhos depois da infecção. Pode causar ainda inflamação dos
ovários nas mulheres e meningite viral. É transmitida pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas. Tratamento com remédios para aliviar a dor, febre e inflamação, além de repouso e hidratação, alimentação pastosa, higiene bucal regular e aplicação de compressas mornas sobre o inchaço.
Fonte: Policlínica Lago de Tucuruí/ Pediatra e neonatologista Charlie Gomes.
Texto: Roberta Paraense