Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COP 30

Trânsito na Avenida Tamandaré é alterado na quarta-feira (12) para avanço do parque linear

Com 54% das obras executadas, o projeto visa garantir urbanização e sustentabilidade na Nova Tamandaré. As frentes de trabalho atuam em sete quadras ao longo do canal.

Por Gustavo Pêna (SEOP)
11/02/2025 11h25

A obra da Nova Tamandaré avança com novas frentes de serviço a partir de 7h desta quarta-feira (12), e são necessárias mudanças no trânsito. Os investimentos fazem parte da preparação de Belém para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro.

A obra do parque linear na Avenida Tamandaré integra a preparação de Belém para sediar a conferência ambiental

Para garantir a segurança dos trabalhadores, pedestres, ciclistas e motoristas haverá interdição total da marginal esquerda da Avenida Tamandaré, nos seguintes trechos:

– Entre Rua Ângelo Custódio e Avenida 16 de Novembro

– Entre as travessas São Pedro e Padre Eutíquio

Os trechos ficarão interditados até às 17h do próximo dia 20 (quinta-feira). Nesse período, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) orienta o acesso por rotas alternativas.

Nova Tamandaré - Com 54% das obras executadas, a urbanização e sustentabilidade da Nova Tamandaré, no Bairro da Cidade Velha, está com frentes de trabalho em sete quadras ao longo do canal, mobilizando quase 350 trabalhadores. Os serviços estão na fase de construção das estruturas das passarelas.

O canal da Avenida Tamandaré tem cerca de 1,4 quilômetro de extensão. Na área, serão executados 2,5 quilômetros de pavimentação asfáltica, recuperação do canal, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização, instalação de passarelas e construção de uma subestação com cinco comportas, para controlar o fluxo das marés no local.

Urbanização e lazer - O espaço recebe intervenções urbanas - executadas pelo Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - para melhorar a mobilidade, o lazer e a urbanização em Belém. O projeto visa integrar o canal à cidade, resgatando a importância da Avenida Tamandaré para a população.

No espaço serão construídos espaços de convivência, como quiosques, jardins de chuva, áreas contemplativas e para eventos, ciclovias, playground, espaço pet, academia ao ar livre, árvore solar, urbanização da Praça Onze de Junho e construção da Praça do Terminal, que se integrará ao Novo Terminal Hidroviário da Tamandaré.