Alunos de escola estadual participam de palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência
Os esforços de profissionais de saúde e educação visam alertar os adolescentes com informações que contribuam para um futuro mais seguro e consciente
![Crédito: Diego Monteiro](/midias/2025/medias/20250207160500-GC00064399-F00222594.webp)
Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima II, no Bairro da Agulha, em Icoaraci, distrito de Belém, participaram de palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência. A iniciativa, realizada pela Comissão de Humanização e pelo Setor de Psicologia do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), integrou as atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.
Referência no atendimento à saúde da mulher e da criança, o HRAS recebe, em média, duas adolescentes gestantes por dia, entre 12 e 18 anos. A ação busca reduzir os índices de gravidez nessa faixa etária, conscientizando os estudantes sobre os diversos desafios e impactos que uma gestação precoce pode acarretar, especialmente no âmbito emocional e social.
A psicóloga Evelyn Araújo ressaltou a relevância de incentivar esse tipo de debate e garantir que ultrapasse os limites do Hospital. “Levar discussões sobre saúde pública para dentro das escolas é uma estratégia eficaz para informar e prevenir a gravidez na adolescência. De maneira leve e acessível, esclarecemos muitas dúvidas e, além disso, ouvimos relatos importantes de alguns estudantes”, informou.
![Crédito: Diego Monteiro](/midias/2025/pequenas/20250207155941-GC00064399-F00222593.webp)
Aprendizagem - Para a supervisora de Humanização da unidade, Suzane Gonzaga, o encontro foi uma oportunidade de aprendizado. “Esperamos que os conhecimentos adquiridos sejam lembrados e compartilhados por eles entre a família e amigos. Além do alto índice de gravidez na adolescência, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) também são uma grande preocupação entre nós, que trabalhamos com saúde”, disse Suzane Gonzaga.
A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que adicionou essa iniciativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A campanha ocorre na primeira semana de fevereiro, com o propósito de divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas que auxiliem na redução dos casos de gestação precoce em todo o Brasil.