Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Membros executores do Planbio apresentam suas ações no Comitê Executivo

Primeira Reunião Ordinária contou com a participação de 15 entidades do Governo do Estado

Por Jamille Leão (SEMAS)
07/02/2025 15h00

Contando com a participação de 15 entidades do Governo, foi realizada, na quinta-feira (6), a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Executivo do Plano Estadual de Bioeconomia (Planbio), no Centro de Treinamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

Na primeira reunião de 2025, foram apresentadas a nova Gestão da Pasta de Bioeconomia, que está sob liderança da secretária adjunta de Bioeconomia da Semas, Camille Bemerguy, bem como, a prestação de contas das ações dos membros executores do Planbio nos últimos dois anos.

Inicialmente, foi apresentado um panorama de acompanhamento das ações do Planbio, que atualmente está com 119 iniciativas sendo executadas, dividas em três eixos, com predominância do eixo que aborda as cadeias produtivas e negócios sustentáveis, com 83 iniciativas executadas. Do total, 88 iniciativas estão classificadas como concluídas. Também foi demonstrado o quantitativo de beneficiários: o público total beneficiado foi de 291.690, com destaque para o quantitativo de 1.714 famílias.

“Na reunião avaliamos o trabalho construído em grupo ao longo dos últimos anos, visando um melhor alinhamento entre os órgãos do Estado. Alguns membros executivos expuseram seus resultados e como planejam seguir avançados com as políticas da bioeconomia em 2025. Esse momento foi de extrema importância, pois puderam apresentar as ações feitas no âmbito da bioeconomia, que é uma agenda estratégica de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono. Não é somente da Semas, é uma agenda de várias secretarias que atuam e aterrissam no território a transformação econômica social e ambiental que é a meta estratégica do estado do Pará”, destacou a secretária adjunta de Bioeconomia da Semas, Camille Bemerguy.

Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), o engenheiro agrônomo Tiago Leão apresentou o que a pasta vem desenvolvendo nos últimos dois anos em sua agenda da bioeconomia, com destaque para o fomento das cadeias produtivas por meio da realização de eventos como Festival Internacional do Açaí, Festival Internacional do Chocolate e Congresso Internacional de Pesca.

“Nossos objetivos na agenda estadual da bioeconomia estão sustentados no fortalecimento da capacitação técnica dos agricultores; impulsionar o desenvolvimento de agroindústrias locais; elaborar e implementar planos de desenvolvimento sustentáveis; e promover a visibilidade e o mercado internacional dos produtos da sociobiodiversidade paraense. Em 2023 e 2024 foram beneficiadas 38.966 pessoas e mais 125 negócios beneficiados, e para 2025, queremos estender o diálogo com os nossos setores e seguir ampliando nossas ações”, disse Tiago Leão.

Cindy Ornela, chefe de Bioeconomia, Bolsas e Ativos Verdes do Banpará, também apresentou os resultados positivos que o Banco do Estado do Pará obteve ao incentivar a bioeconomia paraense, por meio da linha de crédito denominada Banpará-Bio.

“Nos últimos dois anos, avançamos com o desenvolvimento e implantação da linha
Microcrédito Banpará-Bio, destinada aos agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais (PIQCTs); na capacitação e orientação do corpo funcional e da rede de assistência técnica credenciada; prospecção, análise e efetivação de operações de crédito; e monitoramento e fiscalização da correta aplicação dos recursos financiados nas atividades sustentáveis previstas. Conseguimos alcançar produtores de 72 municípios, e nossa grande meta para 2025 é chegar em todos os 144 municípios do nosso Estado”, relatou Cindy Ornela.

Texto: Lucas Quirino / Ascom Semas