Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE INDÍGENA

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas reforça importância das políticas de Saúde

Sespa tem promovido atendimento prioritário, vacinação e assistência itinerante

Por Governo do Pará (SECOM)
07/02/2025 12h54

Celebrado em 7 de fevereiro, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas destaca a importância de garantir direitos fundamentais a essas comunidades, especialmente no acesso à saúde. No Pará, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem reforçado ações para garantir um atendimento diferenciado, respeitando as especificidades socioculturais e epidemiológicas dos povos indígenas.

Para estruturar e ampliar a assistência à Saúde dos povos indígenas, a Sespa conta com a atuação da Coordenação Estadual de Saúde Indígena e Populações Tradicionais (Cesipt). A Coordenação Estadual trabalha no alinhamento das diretrizes estaduais e na pactuação com os gestores regionais para garantir que os protocolos sejam cumpridos de forma eficiente. Isso inclui a regulação do acesso a leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais de referência do Estado.

A coordenadora da Cesipt, Tatiany Peralta, reforça a importância de construir políticas de saúde que respeitem as particularidades culturais dos povos indígenas. “Nós, da Sespa, pensamos saúde nesse contexto, em que os povos indígenas sejam ouvidos para que possam contribuir nessa construção de uma política de saúde realmente diferenciada e que atenda essas especificidades entre as culturas”, afirma Tatiany.

Nos últimos anos, a Sespa tem fortalecido iniciativas que garantem o acesso dessa população aos serviços de saúde. Entre as principais ações, destacam-se:
• Atendimento prioritário e assistência hospitalar – Pacientes indígenas têm acesso prioritário aos serviços de média e alta complexidade nas unidades estaduais de saúde. Isso inclui a regulação de leitos clínicos e de UTI para garantir assistência oportuna em casos de maior gravidade.

• Expansão da vacinação em territórios indígenas – A Sespa segue repassando as doses enviadas pelo Ministério da Saúde aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), responsáveis pela execução da imunização dentro das comunidades indígenas. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e proteger essas comunidades contra doenças preveníveis.

• Saúde itinerante: assistência levada diretamente às aldeias – O programa “Saúde Por Todo Pará nos Territórios Indígenas” leva atendimento médico, odontológico e psicológico às comunidades indígenas, além de testagens rápidas, exames preventivos e atualização vacinal. Essa estratégia reduz barreiras de acesso e promove um cuidado mais próximo e humanizado.

• Semana dos Povos Indígenas: intensificação da assistência – Durante esse período, a Sespa promove ações como consultas médicas, pediátricas, ginecológicas e odontológicas, além da realização de exames, aferição de pressão arterial e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, como HIV.

A Sespa reitera o compromisso em garantir um atendimento equitativo, respeitoso e acessível aos povos indígenas do Pará., e reconhece que o fortalecimento da assistência especializada, aliado às estratégias de vacinação e atendimento itinerante, promovem a saúde pública mais inclusiva no Pará. 

Texto de Bianca Botelho / Ascom Sespa