Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONVOCAÇÃO

Uepa inicia processo de matrícula dos calouros 2025

As etapas são pré-matricula online, verificação em comissão para candidatos cotistas e confirmação presencial de documentação

Por Marília Jardim (UEPA)
01/02/2025 14h05
Aprovados no vestibular da Uepa devem realizar procedimento de matrícula para garantir a vaga na universidade

Começou hoje, 1⁰, a primeira etapa de matrícula para os candidatos aprovados nos processos seletivos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), divulgado ontem, 31/1. O edital com todas as orientações está disponível no site da Uepa.

Os aprovados precisam fazer o procedimento de pré-matrícula pelo link do SIGAA até a próxima segunda, 3/2. "A partir da terça-feira, 4, o candidato comparece ao campus para apresentar a documentação física nos CRCAs (Coordenação de Registro e Controle Acadêmico) e efetivar a matrícula", explicou o pró-reitor de graduação da Uepa, Ednalvo Campos.

Para confirmação de matrícula, o calouro deverá apresentar, para conferência, a documentação original exigida para a matrícula na Coordenação de Registro e Controle Acadêmico (CRCAs) no campus onde foi aprovado, de 4 a 7 de fevereiro, de 8h às 14h.

No caso de o candidato não haver efetivado os procedimentos obrigatórios de pré-matrícula, por dificuldade de acesso ao sistema on-line, deverá comparecer, exclusivamente no período da confirmação da matrícula, na Secretaria de Controle Acadêmico (CRCA) do campus a que pertence o seu curso, para realização dos procedimentos necessários à matrícula e apresentação da documentação.

O candidato classificado e convocado para as vagas destinadas às cotas étnico-racial-quilombola, convocados para as vagas destinadas à Pessoas com Deficiência (PcD) e candidatos que se declararam oriundos de famílias com renda mensal bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita deverão, no ato da confirmação da matrícula, apresentar-se à Comissão Institucional de Heteroidentificação, de Verificação da Condição de PcD e de Verificação de Renda, preencher e assinar o documento com a confirmação da autodeclaração, de acordo com o requisito escolhido no ato da inscrição. A apresentação às comissões de avaliação será nos dias 4 e 5 de fevereiro, de 8h às 14h, conforme estabelecido no edital.

Os documentos necessários são Declaração de Ocupação de Vaga Única, fornecido no ato da matrícula; carteira de Identidade; Cadastro de Pessoa Física(CPF); Certidão de Nascimento ou Casamento; Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos); 01(uma) foto3x4 recente (colorida); Título de Eleitor, acompanhado do comprovante de votação na última eleição ou declaração de quitação eleitoral emitido pelo site do TSE; Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio; Comprovante de Residência (recente que contenha CEP); Formulário de Autodeclaração (para candidatos convocados nas cotas); Declaração comprobatória de pertencimento ao povo Indígena (para candidatos convocados nas cotas étnico- raciais-quilombola e que sejam indígenas); Declaração comprobatória de pertencimento à comunidade Quilombola (para candidatos convocados nas cotas étnico-raciais-quilombola e que sejam quilombolas); Documento da condição autodeclarada de Pessoa com Deficiência (para candidatos convocados nas cotas PcD ou Vaga Adiconal PcD), além de Laudo Médico e exames complementares previstos no edital; Autodeclaração de Atendimento ao Requisito Renda (para candidatos convocados na cota renda), além da documentação comprobatória prevista no edital; Laudo médico, comprovando a perda de audição bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de (500Hz, 1.000Hz, 2.000 Hz e 3.000Hz (para candidatos classificados no Curso de Licenciatura em LIBRAS - Vagas para Pessoas Surdas). As declarações solicitadas para candidatos que optaram pelas cotas estão disponíveis nos anexos do edital 6-2025, publicado no site www.uepa.br.

O candidato oriundo das escolas da Rede Pública poderá realizar a apresentação de ressalva de conclusão do Ensino Médio no ano letivo corrente, a qual deverá ser substituída pela documentação definitiva em até 30 dias, estando sua matrícula definitiva condicionada à apresentação do Histórico Escolar do Ensino Médio e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para mais esclarecimentos, os candidatos podem entrar em contato com a Diretoria de Controle Acadêmico pelos canais de telefone (91) 3284-9519 ou e-mail: [email protected].

Após o período de matrícula a instituição poderá realizar as chamadas subsequentes, conforme as vagas que restarem. As aulas do período letivo estão marcadas para começar em 24 de fevereiro, conforme calendário acadêmico.