Grupamento Fluvial promove instrução de conduta para tiro embarcado em lanchas blindadas
A expectativa é de aperfeiçoamento das ações e operações fluviais
O Grupamento Fluvial (GFLU), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou nesta sexta-feira (31), no furo das Marinhas, em Mosqueiro, a instrução para tiro embarcado voltado para operações nas lanchas táticas blindadas. O treinamento contou com efetivo de 14 agentes de segurança, incluindo tropas e efetivo especializados da Polícia Militar, da Polícia Civil e do próprio GFLU.
Participaram da instrução militares da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFLU) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ambos da Polícia Militar, servidores da Delegacia de Polícia Fluvial, da Polícia Civil, além de militares do grupamento. O treinamento teve como intuito aprimorar as habilidades dos policiais que atuam no meio fluvial com a utilização de armamento fuzil calibre 762.
Durante a instrução, foram testadas as capacidades das novas lanchas blindadas, com técnicas e procedimentos a serem adotados em situações de confronto armado, visando prevenir e reprimir o crime nos rios. O aperfeiçoamento, destaca o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, refletirá em uma respostas mais assertiva durante as ações e operações fluviais.
“Graças ao investimento em treinamento de tiro embarcado para nossa tropa fluvial, nossas equipes estão mais preparadas do que nunca para responder a emergências com maior eficiência e segurança. Este aperfeiçoamento contínuo se traduz em operações mais eficazes, tempos de resposta reduzidos e, consequentemente, uma maior proteção para nossa população. Com este compromisso inabalável com a segurança, garantimos a tranquilidade e o bem-estar de todos que vivem e trabalham em nosso estado”, disse.
Mais investimentos para a Segurança Fluvial - Desde o ano de 2019, o Estado garantiu investimentos estratégicos para a malha fluvial, com a implantação de duas Bases Fluviais Integradas: “Antônio Lemos”, instaladas em Breves, no Marajó, e “Candiru”, em Óbidos, no Baixo Amazonas. O Pará também conta com 84 embarcações, dessas, seis lanchas blindadas, totalizando mais de R$ 32 milhões em investimentos, com novas lanchas, remotorização e aquisição de novos motores.
Diante dos investimentos constantes, os treinamentos para a tropa se fazem necessários. De acordo com o diretor do Grupamento Fluvial, coronel PM José Vilhena, o objetivo é que as instruções sejam constantes, visando o contínuo aperfeiçoamento técnico profissional dos servidores.
“Fizemos essa instrução integrada com os órgãos para o aprimoramento técnico dos servidores em confronto armado. Eles receberam orientações sobre conduta de armamento dentro da embarcação, técnicas de abordagem, procedimentos sobre disparo enfim, toda a conduta interna dentro de uma embarcação. Sendo essa a primeira instrução deste ano, mas dentro do planejamento do GFLU teremos outras integradas com os demais órgãos”, pontuou.