Alunos de Ciências Biológicas da UFPA realizam visita técnica ao Parque Estadual do Utinga
Ação foi feita em parceria com o Ideflor-Bio e promoveu conhecimentos sobre educação ambiental para praticas pedagógicas
Foi realizada nesta sexta-feira (31), uma visita técnica de alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) ao Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém. A ação foi feita em parceria com Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), com o objetivo de promover conhecimentos sobre educação ambiental para práticas pedagógicas na educação básica.
Segundo a técnica em Gestão Ambiental do Ideflor-Bio, Sineide Vasconcelos, a iniciativa é importante para o aprendizado dos estudantes. “A visita fornece experiência prática e teoria para a realização de práticas sustentáveis, ambientais e sociais para os universitários”, destacou.
Aprendizagem - De acordo com o professor da UFPA, Dr. Leandro Passarinho, a ação promove a vivência prática de ciências e biologia, além de oferecer uma oportunidade única de novos conhecimentos. “A importância dessa ação consiste em vivenciar uma aula prática de ciências e biologia em espaços não formais”, frisou.
Ele também ressaltou que “as Unidades de Conservação são importantes agentes para a formação em biologia, pois dependem do ambiente natural para a aquisição de conhecimentos”, complementou o educador.
COP30 - Sineide Vasconcelos reitera que essa atividade é importante para as ações relacionadas à 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30, pois valoriza e destaca a importância das UCs do estado, dentre elas, o Parque Estadual do Utinga.
O gerente da Região Administrativa de Belém, Júlio Meyer, responsável pelo Parque, avalia a que a parceria entre o Ideflor-Bio e instituições de ensino, como a UFPA, é fundamental para a formação de futuros profissionais comprometidos com a conservação ambiental.
“O Parque Estadual do Utinga é um espaço privilegiado para o aprendizado prático, permitindo que os alunos vivenciem de perto a biodiversidade amazônica e compreendam a importância da preservação. Com a COP30 se aproximando, iniciativas como essa reforçam o papel das Unidades de Conservação na educação ambiental e na construção de um futuro mais sustentável”, destacou o gerente.
Texto: Sinval Farias com a supervisão de Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)