Governo do Estado intensifica investimentos na infraestrutura da Ilha de Outeiro em Belém
O ‘Asfalto COP’ e a construção da ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro são destaques na Ilha
Com 60% das obras já concluídas, a construção da nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro, em Belém, é um dos principais investimentos do Governo do Estado em infraestrutura nos distritos. Outro destaque é o ‘Asfalto COP’, que prevê a pavimentação de 22 vias em Outeiro, num total de 6,5 km com serviços de drenagem, calçada, meio-fio, sinalização e terraplanagem.
“O distrito de Outeiro está sendo beneficiado diretamente pelos investimentos proporcionados pelo Governo do Pará e o Governo Federal a partir da realização da COP 30 em Belém. Com as obras de asfalto, que já são uma realidade em diversas ruas da Ilha, a população ganha melhoria na qualidade da vida diária. A chegada da pavimentação asfáltica é sinônimo de dignidade, além de gerar novos empregos e mais mobilidade para as pessoas”, explica Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas (Seop).
Cerca de 2 km, que integram oito ruas de Outeiro, já foram contempladas com o ‘Asfalto COP’. Moradora da rua das Mangueiras, em Outeiro, Camila Brandão, comemora o ‘Asfalto COP’ no distrito.
Aumento do bem-estar da população - Moradora de Outeiro, Camila Brandão, não esconde a satisfação com esse momento. “A pavimentação da minha rua sempre foi um sonho de todos os moradores. Essa obra traz mais qualidade de vida à população e valorização das casas. O Governo do Estado está de parabéns, pois são visíveis os investimentos que vem fazendo na Ilha para COP 30, deixando um legado”, afirma.
O ‘Asfalto Por Todo o Pará’ também assegurou em Outeiro mais de 20 quilômetros de obras de asfalto. Um investimento de cerca de R$ 59 milhões. Desse total, mais de 18 km já foram executados e outros 2 km estão em obras.
Nova ponte tem design inovador - A construção da nova ponte estaiada entre Icoaraci e Outeiro tem 60% das obras concluídas. No lado de Icoaraci, as equipes estão concentradas na execução das pré-lajes, as placas de concreto pré-moldadas que servem como base inicial do tabuleiro, proporcionando uma superfície que, posteriormente, será complementada com camadas adicionais de concreto. Essa técnica agiliza o processo de construção e garante maior precisão e qualidade ao pavimento da ponte.
Já no lado de Outeiro, os trabalhos estão voltados para a execução das vigas principais, responsáveis por sustentar o peso do tabuleiro e garantir a estabilidade da estrutura. Essas vigas, combinadas com os cabos de aço do sistema estaiado, formarão a base robusta que permitirá a circulação de veículos e pedestres com segurança. Além disso, está sendo executada a construção do mastro central da ponte e seus blocos de coroamento, que são a base de apoio para os cabos estaiados. Essa etapa é essencial para a distribuição uniforme das cargas ao longo da estrutura, assegurando a durabilidade e eficiência do projeto.
“O andamento da obra representa um compromisso concreto com a infraestrutura e qualidade de vida. Cada etapa é um avanço significativo para conectar essas comunidades de forma mais eficiente e segura. Essa ponte não é apenas uma solução para a mobilidade, mas também um motor de desenvolvimento econômico e social, gerando empregos, promovendo o turismo e fortalecendo o comércio local. Essa construção simboliza o futuro que queremos para Belém: moderno, integrado e promissor”, destaca Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra).
Edna Silva, moradora do bairro Brasília, em Outeiro, nas proximidades da nova ponte. Ela considera que o equipamento público vai, de fato, transformar a vida da população. “A nova ponte vai nos trazer melhorias no desenvolvimento econômico, no aumento de turismo em nossas praias, na geração de emprego, facilitando a circulação da população, valorizando os nossos imóveis. Essa ponte é o sonho de todos que residem na Ilha. Vai facilitar o tempo de quem trabalha, de quem estuda, de quem precisa sair de Outeiro para os seus afazeres”, celebra.
Alternativas de Hospedagem COP 30 - Entre as estratégias dos governos estadual e federal para ampliar a hospedagem de participantes da COP 30, está a utilização de navios-hotel transatlânticos de cruzeiro que devem somar entre 4 e 5 mil leitos. As embarcações vão ficar atracadas no Porto de Outeiro, sob a responsabilidade da Companhia Docas do Pará (CDP).
O Porto recebe obras para ampliar a capacidade técnica e logística para atender às necessidades da COP 3, com previsão de receber navios de cruzeiros com mais de 300 metros de comprimento.