Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LER COM PRAZER
English Version

Com 'Leitura no Cajueiro', escola estadual em Belém incentiva aprendizado ao ar livre

Contação de histórias, leitura compartilhada e eventos literários envolvem alunos da Escola Estadual São Francisco de Assis em um ambiente de interação, reflexão e criatividade

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
13/08/2025 17h08
O cajueiro oferece sombra e interação com a natureza

Para incentivar o hábito da leitura e a formação de leitores críticos, a Escola Estadual São Francisco de Assis, no bairro do Tapanã, em Belém, criou o Projeto “Leitura no Cajueiro”, um espaço que une professores e estudantes em um ambiente de aprendizado, interação e criatividade ao ar livre.

Com atividades de contação de histórias, leitura compartilhada, discussão de livros e eventos literários, o Projeto envolve todos os estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular o hábito da leitura por prazer e não por obrigação escolar, ampliar o repertório cultural, desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica de textos, e estimular a discussão de temas contemporâneos e históricos, além de melhorar a competência escrita e oral dos estudantes.

Experiências literárias - “O Projeto Leitura no Cajueiro foi implementado na escola em outubro de 2024. Ao assumir a gestão da unidade em setembro do mesmo ano, identifiquei a necessidade de desenvolver uma iniciativa voltada para o estímulo à leitura, à compreensão e à produção textual dos alunos. O Projeto abrange todas as turmas do 1º ao 5º ano, sendo os momentos de leitura conduzidos tanto por professores quanto pelos próprios alunos. Além disso, são realizadas visitas de escritores paraenses, que participam como mediadores em sessões de contação de histórias, proporcionando experiências literárias enriquecedoras”, explicou a gestora da unidade de ensino e idealizadora da iniciativa, Milene Souza.

Crianças e adolescentes se envolvem com a magia da literatura e debatem temas sociais importantes

De acordo com a diretora, os resultados da implementação do Projeto “já são perceptíveis. Em 2024, durante a avaliação de fluência leitora dos alunos do 2º ano, a escola não registrou nenhum estudante fluente. No entanto, no perfil de entrada de 2025, já contamos com cinco alunos fluentes, e acreditamos que este número continuará crescendo significativamente ao longo do ano”, ressaltou Milene Souza.

Para a estudante do 5º ano do Ensino Fundamental, Aisha Martins, o Projeto faz diferença. “Eu gosto do ‘Leitura no Cajueiro’ porque ele acontece em um espaço fora da sala de aula, em contato com a natureza. Nele, fazemos leituras de livros e realizamos pesquisas sobre temas importantes, como bullying, respeito às diferenças, Maio Laranja (campanha destinada ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes) e meio ambiente. Nesse momento, também temos a oportunidade de apresentar o que aprendemos para nossos colegas”, informou.