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OBRAS PÚBLICAS

Avanço nas obras da Doca altera o trânsito entre as ruas Diogo Móia e Ó de Almeida

A partir desta segunda-feira, 27, as duas faixas próximas ao canal serão fechadas com tapumes até o dia 14 de fevereiro

Por Gustavo Pêna (SEOP)
26/01/2025 16h24
Nova Doca avança de forma acelerada e as obras chegam agora no perímetro entre as ruas Diogo Móia e Ó de Almeida

Com 55% de serviços executados, a obra da Nova Doca avança com mudanças no trânsito da Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, a partir das 8h desta segunda-feira, 27. No trecho entre a Rua Diogo Móia e a Rua Ó de Almeida, as duas faixas próximas ao canal serão interditadas com tapumes até o dia 14 de fevereiro, com as outras duas faixas liberadas para o fluxo de veículos.

“O Governo do Pará avança dentro do cronograma para entregar as obras que fazem parte dos investimentos da COP 30. A Seop sempre enfatiza que essas mudanças no trânsito são necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores e de quem transita pelas áreas. Por isso, temos solicitado o apoio da Semob (Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) e do Detran (Departamento de Trânsito) na orientação do tráfego nos locais”, explicou o titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral.

No perímetro, o retorno à esquerda para acesso à Rua Ó de Almeida e ao Boulevard Shopping também estará interditado com tapumes. Os condutores de veículos poderão fazer esse tipo de conversão mais à frente, entre a Avenida Senador Lemos e Rua 28 de Setembro.

Parque linear – Um dos legados da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro, na capital paraense, a Nova Doca está com trabalhos nos oito módulos ao longo da via. O planejamento atual inclui trabalhos de fundação, lançamento e concretagem das peças metálicas, e cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.

A construção do parque linear – uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.