Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Alunos das Escolas Estaduais de Educação Tecnológicas celebram aprovação na Universidade Federal do Pará

Ao todo mais de 50 alunos da rede técnica foram aprovados em um dos vestibulares mais difíceis do país

Por Governo do Pará (SECOM)
24/01/2025 21h07

Nesta sexta feira (24), alunos das Escolas Estaduais de Educação Tecnológica do Pará (EETEPAs) viveram momentos únicos de alegria e reconhecimento ao terem seus nomes divulgados no tão esperado listão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo mais de 50 alunos da rede técnica foram aprovados.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Victor Dias, parabenizou os estudantes, destacando o impacto dessa conquista. “Esse resultado nos enche de orgulho e reflete o trabalho sério e comprometido realizado nas EETEPAs. Nosso objetivo sempre foi oferecer uma educação pública de excelência, que prepare nossos jovens tanto para o mercado de trabalho quanto para os desafios do ensino superior. Ver nossos alunos conquistando vagas na UFPA, uma das instituições mais prestigiadas do país, é a prova de que estamos no caminho certo. Isso só é possível graças ao esforço conjunto dos estudantes, ao talento e dedicação dos nossos professores e à infraestrutura que buscamos melhorar constantemente. Vamos continuar trabalhando para ampliar ainda mais essas conquistas e transformar a vida de cada vez mais jovens paraenses” ressaltou. 

Entre os aprovados, a emoção ficou evidente. Thiago Cruz Soares, aluno da EETEPA Deodoro de Mendonça, celebrou sua aprovação no curso de Medicina. “Foi um caminho de muita luta, mas as oportunidades e o suporte que tive aqui na escola foram essenciais para alcançar esse sonho. Estou muito grato por todo o apoio dos professores e amigos”, disse emocionado.

Já Danielly da Fonseca, que concluiu o ensino técnico na EETEPA Vilhena Alves, foi aprovada no curso de Direito. Ela acredita que o diferencial foi o suporte acadêmico e motivacional recebido na escola. “É a realização de um sonho. Na Escola Técnica eu não só aprendi o que precisava para passar no certame, mas me senti incentivada a acreditar que era possível. Agradeço aos meus professores e à estrutura oferecida, que me prepararam de verdade para esse momento” afirmou.

A Escola Técnica Dr. Celso Malcher, localizada no bairro do Guamá, se destacou entre as instituições técnicas ao conquistar a aprovação de 21 alunos na Universidade Federal do Pará. Outras EETEPAs também celebraram aprovações, como a Professor Francisco das Chagas Ribeiro Azevedo (Cacau), no distrito de Icoaraci, a EETEPA Santarém, EETEPA Salvaterra situada na região do Marajó e EETEPA Oriximiná.

O aluno Kennedy Alves expressou sua alegria ao conquistar uma vaga no curso de Teatro. “Estudar na Dr. Celso Malcher foi um divisor de águas na minha vida. Essa conquista não é só minha, mas também da minha família e da comunidade que sempre me apoiaram. Como alguém que vem da periferia, sinto-me privilegiado por ter sido aprovado em uma universidade tão prestigiada e de ensino de qualidade como a UFPA”, declarou.

Para o Diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Corrêa o momento é de grande celebração. “Ver tantos alunos das nossas Escolas Técnicas sendo aprovados no listão da UFPA é motivo de orgulho. Essa conquista reflete o esforço e a dedicação de cada estudante, assim como o compromisso de nossos professores e da gestão educacional em proporcionar um ensino de qualidade e transformador. É a prova de que investir em educação pública, profissional e tecnológica abre portas para o futuro e gera oportunidades reais, especialmente para jovens de comunidades que mais precisam. Parabenizo cada um dos aprovados e reafirmo nosso compromisso em continuar promovendo uma educação que transforma vida”, afirma Washington.

Texto: Carla Couto – Ascom Sectet