Cosanpa abre temporada de visitas guiadas ao Complexo Bolonha
Em 2024, mais de 2 mil pessoas visitaram a unidade, que abastece mais de 1 milhão de pessoas em Belém e Ananindeua
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) abriu o agendamento de visitas gratuitas ao Complexo Bolonha. A unidade é um dos maiores centros de produção de água tratada do Norte do País e abastece mais de 1 milhão de pessoas nos municípios de Belém e Ananindeua.
Em 2024, mais de 2 mil pessoas visitaram o Complexo, que além de uma estação para tratamento e distribuição de água (ETA), abriga uma central de monitoramento e reservatórios, interligados ao Rio Guamá e aos lagos Bolonha e Água Preta.
Técnico social na Cosanpa, Fernando Ferreira é um dos guias no Complexo Bolonha. Para ele, a experiência é fundamental para entender detalhes do processo de captação e tratamento de água, e sensibilizar o público sobre o uso racional da água. “A educação é o eixo que move as coisas. A partir dessas visitas, conseguimos impactar tanto crianças quanto adultos e adolescentes, mostrando cada passo que a água percorre até chegar às suas casas. Observamos que isso muda muitos pensamentos”, disse o técnico social.
Visitação - Para agendar a visita é necessário entrar em contato, via e-mail, com a Assessoria de Projetos Sociais da Cosanpa, responsável pela programação. Escolas de Ensino Médio, universidades e cursos técnicos podem formalizar a solicitação por ofício, pelo endereço eletrônico [email protected], incluindo informações como nome do responsável, curso, quantidade de alunos, e-mail, telefone e sugestão de data e hora da visita.
Para os demais interessados em conhecer a ETA, o ofício deve conter detalhes como nome do responsável, localidade/bairro/comunidade, quantidade de pessoas e idades, e-mail, telefone e a sugestão de data e hora desejada para a visita, sendo também encaminhado para [email protected].