Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO AO SETOR PRODUTIVO

Sedeme promove oficina de artesanato com a malva amazônica na Usipaz Terra Firme

Curso quer contribuir com a comunidade para a geração de renda a partir da geração novo conhecimento para a atividade produtiva

Por Aldirene Gama (SEDEME)
23/01/2025 10h24

A Usina da Paz Terra Firme, em Belém, recebe mais uma oficina de Artesanato em Malva Amazônica, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), no âmbito do programa Territórios pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará. Vinte moradores do entorno da Usina da Paz se inscreveram para participar do curso, que se iniciou na última terça-feira (21) e se estende até esta sexta-feira (24). A ação visa contribuir para a geração de renda a partir do conhecimento adquirido, por meio das capacitações ofertadas nas Usinas.

As aulas são gratuitas, ao final, os alunos recebem um certificado de qualificação. Com uma carga horária de 32 horas/aula, os participantes aprendem na prática a manusear a fibra, as técnicas de corte, costura, bordado e customização das peças, como exemplo de porta-joias, sacolas, nécessaire, pesos para portas, porta-utensílios, tapetes e outros.

A técnica da CTC, Rosilene Santos, ministrante da oficina, explica que inicia as aulas apresentando todo o material que será utilizado e também um pouco sobre a fibra de malva, com técnicas de manuseio, corte, colagem e customização das peças. “Muitas já trabalham com costura, e isso faz com que as aulas sejam mais dinâmicas. Aqui, elas aprendem na prática. Eu acompanho desde o corte até a finalização de cada peça, e as alunas ficam à vontade para pôr em prática toda a sua criatividade”, destacou a professora.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Paulo Bengtson, destaca que o curso de artesanato em Malva Amazônica visa, além da geração de renda, proporcionar aos participantes o aprimoramento das técnicas artesanais, oferecendo uma oportunidade de aprender um novo ofício. “Além disso, o curso valoriza a matéria-prima regional, demonstrando o potencial econômico da Malva Amazônica produzida no território paraense por empresa incentivada pelo governo do estado”.

Ana Ferreira Santos Maia, moradora há 13 anos do bairro Terra Firme, avalia com entusiasmo a participação no curso de artesanato. "Já participei aqui na Usina de outras atividades, mas em oficina de artesanato é a primeira vez. Vejo como uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e, quem sabe, possa também empreender na área do artesanato. Tudo depende da dedicação e força de vontade”, disse.

Sobre a CTC - A Companhia Têxtil Castanhal é apoiada pelo Governo do Pará, por meio da Sedeme. A empresa possui filiais no Amazonas e São Paulo, e é a maior fabricante de produtos de juta do ocidente e líder de mercado no Brasil há mais de 50 anos. 

A CTC extrai a fibra da malva de maneira sustentável e sem a geração de resíduos. A fibra vegetal é transformada em produtos como sacaria para agronegócio, juta cardada para indústria e construção civil, tecidos de juta para moda e decoração e fios de juta para artesanato, entre outras aplicações.