Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto “O que seria lixo vira arte” gera lucro para estudantes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/10/2017 00h00

A Sustentabilidade através da Educação Ambiental em sala de aula começou a gerar lucro para os estudantes da Escola Estadual Rainha da Paz, no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. O projeto “O que seria lixo vira arte”, implantado há cerca de dez anos na escola atingiu um nível no qual a produção de objetos de decoração, artesanato, bijouterias, e roupas feitas com tecido de sobrinhas quebradas começaram a gerar renda extra para os alunos.

Leonardo Sodré, de 17 anos, aluno do primeiro ano do Ensino Médio, finaliza o segundo vaso feito com colagem de papel reciclável para entregar ao cliente. O primeiro, ele vendeu por quarenta reais, este segundo, já está vendido por cento e vinte reais. O vaso decorativo, que foi todo feito com panfletos de campanha de um candidato da eleição passada, agora será pintado para ser entregue ao cliente. “É uma sensação muito bacana a gente conseguir ganhar dinheiro de algo que deixaria a cidade suja, entupir os bueiros e alagar nossa cidade”, disse o estudante.

Implantado pela professora de Geografia, Ana Claudia Lopes, o projeto de Educação Ambiental da Escola Príncipe da Paz eliminou o cesto de lixo das salas de aula. Os estudantes separam os resíduos e acondicionam em contêineres específicos para cada tipo de material. Todo material coletado é utilizado nas oficinas de confecção de novos produtos. “O trabalho gerou uma mudança de comportamento nos alunos, além deles darem o destino correto no que é produzido na escola, também reproduzem os conhecimentos e fazem a separação em casa e trazem para a escola, garrafas descartáveis, papéis, enfim tudo que pode ser reutilizado e transformado em um novo objeto”, detalhou a professora.

O trabalho de reciclagem desenvolvido na Escola Estadual Rainha da Paz, que tem 600 alunos matriculados nos Ensino Fundamental e Médio, revela que a educação é uma poderosa ferramenta sócio comportamental. A diretora da escola, Vanderli Fernandes, considera o projeto um meio de contribuição da escola para que a sociedade possa adotar posturas de valorização e respeito ao meio ambiente. “É um exemplo de que o lixo produzido pela população quando tem o destino correto, economiza matéria prima, energia e água e ainda gera renda”.

Nos próximos meses os estudantes da Escola Príncipe da Paz concentrarão esforços para tirar do meio ambiente CD´s sem uso para serem utilizados na decoração natalina da escola.