Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Regional dos Caetés registra mais de 736 mil atendimentos e 99% de satisfação dos usuários

Dados são de 2025 e confirmam o compromisso da unidade com a oferta de serviços de saúde de qualidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Governo do Pará (SECOM)
16/01/2026 09h23
Moradora de Bragança, Maria do Socorro Almeida: "A equipe é atenciosa, organizada e passa segurança", disse ela.

Referência em alta e média complexidades, o Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, no nordeste paraense, encerrou 2025 com um balanço positivo na assistência prestada à população. De janeiro a dezembro do ano passado, a unidade contabilizou 736.876 atendimentos, reafirmando seu compromisso com a oferta de serviços de saúde de qualidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Maria do Socorro Almeida, 37 anos, moradora do município de Bragança, a cerca de 50 quilômetros de Capanema, esteve no hospital para um retorno com a gastroenterologista e elogiou o atendimento recebido. “Fui muito bem atendida desde a recepção até a consulta. A equipe é atenciosa, organizada e passa muita segurança. Saio satisfeita com o cuidado que recebi aqui no hospital”, destacou.

Durante esse período, foram realizadas 8.335 cirurgias; 11.732 atendimentos de urgência e emergência; 65.514 consultas médicas ambulatoriais; 484.814 exames internos e externos; 15.827 sessões de hemodiálise; 17.220 atendimentos ambulatoriais multiprofissionais; além de 8.386 atendimentos médicos e 85.963 atendimentos multiprofissionais no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea Caetés) e 99,66% de satisfação dos usuários.

Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) na avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema

HRPC estrutural – Em 2025, o hospital recebeu do governo estadual uma lavadora extratora hospitalar, sterrad, dois bisturis elétricos, dois arcos cirúrgicos, dermatomo, lavadora ultrassónica, ultrassom com doppler.

Em agosto, por exemplo, o Regional dos Caetés iniciou sua participação na captação de órgãos, um marco para a instituição e a rede de saúde pública no Pará. A ação foi coordenada pela Central Estadual de Transplantes (CET), da Sespa, e contou com o empenho das equipes do Hospital e da Central, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRPC, consolidando-se como um dos principais complexos hospitalares do nordeste paraense.

Gestão de qualidade - O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC) possui certificações que evidenciam seu compromisso com a qualidade assistencial, a segurança do paciente e a sustentabilidade ambiental, entre elas o programa Mais Alerta, obtido em novembro de 2024; o selo Guardião Azul Ouro; a certificação Green Kitchen nos anos de 2022, 2023 e 2024.

A unidade também aderiu ao Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), em janeiro de 2025; além disso, conquistou a certificação de energia sustentável por meio do programa Energia Livre da CEMIG, em março de 2025; o selo ouro do Programa Brasileiro GHG, com publicações em 2022, 2023 e 2024; o reconhecimento Amigo do Meio Ambiente, em 2022; a certificação de Segurança do Paciente pelo IBSP, em 2025; a Certificação de Serviços de Saúde nos anos de 2024 e 2025; e o destaque da UTI pelo Epimed nos anos de 2023 e 2024.

O gerente Administrativo e Financeiro do HRPC, Iago Tobias, destaca: “Esses resultados são motivo de satisfação e orgulho para todos nós, pois demonstram o esforço coletivo em garantir um atendimento humanizado, seguro e de qualidade à população. Cada número representa pessoas atendidas com responsabilidade e respeito, reforçando o papel do HRPC como referência em saúde na região”, afirmou.

Serviço:
O Complexo Hospitalar dos Caetés CHC integra a rede estadual de saúde do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, em Capanema. Mais informações pelo telefone (91) 3122-7391.

Texto de Felipe Brito/ Ascom CHC