Hospital Ophir Loyola inicia obra de modernização das enfermarias
Requalificação das clínicas com 203 leitos clínicos e cirúrgicos, trará mais segurança e conforto para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde
O Hospital Ophir Loyola (HOL) iniciou as obras de modernização das clínicas de internação, com a finalidade de aprimorar a infraestrutura e oferecer um atendimento ainda mais eficiente e acolhedor aos pacientes. Iniciado pelo 6º andar, onde são internados pacientes neurológicos, o projeto visa modernizar o ambiente físico, com enfermarias mais amplas e bem iluminadas, com quartos adaptados para a privacidade e bem-estar dos pacientes. Mas também otimizar o atendimento, garantindo um espaço mais acolhedor, funcional e alinhado às melhores práticas de cuidado hospitalar.
A nova enfermaria será um modelo para futuras reformas em outras clínicas da instituição de saúde, seguindo um padrão de excelência que contempla tanto o conforto dos enfermos quanto a eficiência no trabalho da equipe de saúde. “O nosso objetivo é padronizar todas as nossas enfermarias para oferecer leitos clínicos e cirúrgicos seguros e humanizados. Isso representa um passo importante para a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, reforçando o compromisso da instituição com a excelência no atendimento e com a humanização da saúde”, informou o diretor-geral, Jair Graim.
O arquiteto Felipe Azevedo, que coordena a Assessoria de Planejamento Físico do HOL, explica que o ambiente hospitalar passa por requalificação com intuito de receber espaços mais favoráveis à recuperação dos enfermos. “Utilizamos conceitos de ergonomia ou 'human factors' (fatores humanos) a fim de garantir que o hospital não seja visto como mera acomodação para os pacientes, mas tornar a permanência no ambiente menos angustiante. Alguns estudos comprovam que o ambiente em que o paciente está internado desempenha um papel crucial na aceleração de sua recuperação, além de influenciar na sensibilidade à dor e reduzir a necessidade de medicação”, afirmou.
Segundo Jair Graim, a reforma está sendo conduzida de maneira gradual, em etapas, como parte do planejamento estratégico do hospital. “Estamos modernizando o Hospital-sede conforme o cronograma do Plano Diretor. Igualmente, os espaços serão adequados às normas sanitárias e legislações vigentes, incluindo instalações elétricas e hidrossanitárias”, disse. Toda essa organização foi pensada de forma minuciosa para que não comprometa o atendimento aos pacientes que necessitam de internação, a fim de manter a qualidade e a continuidade do cuidado durante todo o processo de modernização”, ressaltou.