Em 2024, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças atraiu mais de 300 mil visitantes
A visita guiada recebeu 155 instituições de ensino e mais de 8 mil alunos. O complexo possui uma grande reserva ambiental e conta com espaços monitorados, restaurantes, quiosques de café, programações diárias e projetos infantis
O Parque Zoobotânico Mangal das Garças, administrado pela Organização Social Pará 2000, é um dos pontos turísticos mais conhecidos e movimentados de Belém do Pará. O complexo possui uma grande reserva da fauna e flora da região e conta com espaços monitorados, restaurantes, quiosques de café, programações diárias e projetos infantis. No ano de 2024 o Parque ultrapassou a marca dos 320 mil visitantes.
O Mangal, com um amplo espaço ecológico, atrai turistas e paraenses que se encantam com as paisagens e a diversidade de animais que habitam o Parque. “Adoro visitar o Mangal das Garças, nunca perco o encanto. A comida daqui é maravilhosa e o ambiente é perfeito para aproveitar as manhãs e fins de tarde”, comenta Ana Júlia Cardoso, estudante de 18 anos.
Além disso, o público tem a chance de adentrar os espaços monitorados como o Farol de Belém, a Reserva José Márcio Ayres (borboletário) e o Museu da Navegação, espaços para os quais é necessário adquirir ingressos, sendo o valor da inteira R$ 9 e a meia R$ 4,50. A entrada no Museu da Navegação é gratuita às terças-feiras e no primeiro domingo de cada mês. Crianças até 7 anos e pessoas maiores de 60 não pagam.
Visitas guiadas - O complexo também possui um projeto de visitas guiadas, no qual os participantes têm a oportunidade de aprender mais sobre a história do Parque e curiosidades sobre os animais e plantas, durante um passeio guiado por integrantes da equipe técnica.
Um grande destaque desta ação, são as visitas realizadas por escolas. Em 2024, o projeto recebeu 155 instituições de ensino, de diferentes regiões, totalizando a participação de mais de 8 mil alunos.
A aluna Fantine Guerreiro conta como foi a experiência ao participar da Visitação Guiada. “Foi uma experiência incrível. Muito bom saber que animais resgatados em situação de tráfico ou maus tratos ganham, aqui, uma nova chance de ter uma boa vida, com alimentação e cuidados de profissionais dedicados. Também pude aprender muito sobre a história da evolução da navegação no Memorial, e no borboletário descobri diversas espécies de borboletas que eu nunca tinha visto, além de poder ver de perto toda a transformação dela, do ovo à metamorfose, muito interessante”, afirma.
A visita monitorada pode ser realizada por universidades e grupos interessados, sempre com agendamento prévio solicitado via e-mail, pelo endereço [email protected]. Ao participar da visita guiada, alunos de Instituições públicas têm acesso gratuito aos espaços monitorados, e alunos e professores de escolas particulares pagam meia.
O Parque também possui uma programação gratuita que ocorre diariamente:
8h30 – Alimentação das iguanas
9h – Passeio mini rapinante (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar previamente na bilheteria)
10h15 – Alimentação de tartarugas
10h30 – Atividade de falcoaria
11h – Alimentação das garças
15h – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)
17h30 – Alimentação das garças
Serviço:
Agendamentos visita guiada: [email protected].
Mangal das Garças - R. Carneiro da Rocha, s/n - Cidade Velha, Belém - PA, 66020-160
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 18h.