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DIA DO FARMACÊUTICO

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna oferece serviço de farmácia inovador e humanizado

As “MedBags” promovem autonomia e melhores resultados clínicos, garantindo segurança e resultados mais eficazes no tratamento do paciente

Por Lucila Pereira (HC)
20/01/2025 11h38

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, tem se destacado com o novo Serviço de Ambulatório Médico, entregue em junho de 2024, que inclui um atendimento farmacêutico inovador voltado para a organização personalizada de medicamentos. Entre as iniciativas está a criação das MedBags, uma solução prática que proporciona autonomia e segurança aos pacientes. A inovação, que reforça a importância do cuidado farmacêutico, ganha ainda mais relevância neste mês de janeiro, marcado pelo Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro.

O atendimento é voltado principalmente para pacientes cardiopatas e nefropatas, com encaminhamentos realizados pelos médicos do HC, conforme a necessidade de cada caso, além de pacientes psiquiátricos, dependendo da necessidade. A demanda está centrada em pacientes com dificuldades para seguir o tratamento, seja por questões financeiras, falta de adesão ou até recusa ao uso de medicamentos.

A ″MedBag″ é a bolsa que organiza os medicamentos do paciente, conforme os horários e rotinas de cada um

De acordo com a farmacêutica Rosiane Porfírio, a MedBag é mais que uma bolsa organizadora,  ela proporciona independência e segurança aos pacientes. “A Medbag é uma bolsa em que a gente organiza a terapia medicamentosa desses pacientes. O paciente traz de casa a sacolinha dele com o medicamento e na bolsa a gente vai organizando os medicamentos por horário, e vai ajustando as necessidades do paciente em relação à rotina dele e também conforme a orientação técnica para a utilização daquele medicamento. Então a gente vai organizando esses medicamentos na bolsa conforme o horário e também orientando como é que esse paciente vai fazer a utilização desses medicamentos em casa”, explicou a profissional. 

A ferramenta ajuda na administração correta dos medicamentos, eliminando dúvidas e confusões comuns. “Para pacientes que enfrentam dificuldades de compreensão, incluindo analfabetos, o uso do MedBag resultou em uma adesão quase total ao tratamento. Isso reduziu a necessidade de terceiros para organizar e administrar os medicamentos, promovendo maior independência e melhor qualidade de vida”, complementou.

Além de organizar os medicamentos conforme os horários e rotinas dos pacientes, o acessório também é um complemento ao serviço prestado no consultório farmacêutico. “Esse recurso fortalece o cuidado oferecido pelo HC, garantindo um acompanhamento mais próximo e resultados clínicos mais satisfatórios. A mudança trouxe benefícios expressivos na qualidade de vida dos pacientes e no sucesso dos tratamentos”, destacou Rosiane.

Paciente exibe a “Medbag” que o ajuda a seguir o tratamento corretamente

A farmacêutica ainda destaca que a organização de medicamentos pelo quadro de medicamentos já é amplamente utilizada no mundo todo. Porém, a oferta de organização do serviço, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é única.

“Essa oferta de organização do serviço, principalmente num serviço que atende pacientes do SUS, é primeiro. A gente começou organizando os medicamentos dentro daquilo que a gente tinha possibilidade, levamos a ideia para a nossa chefia e ela prontamente acatou a ideia e a gente está agora distribuindo essas bolsas conforme a necessidade dos pacientes, organizando esses medicamentos nessas bolsas”, concluiu. 

Atendimento – O novo Serviço de Ambulatório Médico do HC atende pacientes de alta do HC, do Serviço de Atendimento à Cardiologia, Nefrologia e da emergência psiquiátrica, além de encaminhamentos pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).

Serviço:

A unidade funciona na Av. Rômulo Maiorana, 1717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, das 07h às 19h.

Texto de Kelly Barros / Ascom HC